quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A Catarina opinou

Apesar de a quadra natalícia se ir afastando cada vez mais, as memórias e as leituras continuam a povoar a mente dos nossos alunos.
A Catarina quis dar a sua opinião sobre a leitura das férias de Natal.
Fica aqui a sua opinião.
Agarrem a sugestão da colega e leiam,leiam muito...
A PB



UMA NOITE DE NATAL 



 Eu li a história ”Uma Noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner.eu gostei da história. Lembra-me o Natal, o nascimento de Jesus, a união da família e sobretudo o amor e a amizade, a partilha de bens daqueles a quem tudo sobra com os que nada têm. Através desta história compreendi que para sermos amigos temos de ter os mesmos interesses e valores independentemente da classe social de cada um. 


Catarina Calaça 6ºA

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Opinião do Samuel acerca do livro Marley-Um Natal Desastrado!

Só hoje vim á biblioteca ao clube de leitura onde tive a oportunidade de ler o livro apresentado pela colega, Matilde Bringela . Li a maravilhosa história do Marley-UM Natal Desastrado! Gostei muito da história porque é divertida, fala do Natal e em especial de um animal que eu gosto muito porque é amoroso, brincalhão, falamos dos cães, em especial do que está na nossa história de Natal. Samuel Santos nº18

Leitura de Marley-Um Natal Desastrado

Dia 13-01-2014 o nosso clube de leitura encantou-se com a leitura efetuada pela Matilde do livro de John Grogan -Marley - Um Natal Desastrado! Com Ilustrações de Richard Cowdrey A história foi muito Interessante apesar de já ter passado o natal é sempre bom ouvir histórias maravilhosas sobre esta quadra de magia e encanto. A história inspirou-nos a construir um poema sobre um animal, o gato. O colega Alexandre Bicho e o Roberto Gaião escolheram fazer um poema sobre este animal porque gostam de lhe fazer festas. Texto elaborado por: Alexandre Bruno e Joaquim Grilo.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Uma Estrela com Luz de Poesia

De repente, a Francisca lembrou-se da avó Josefa e caiu-lhe uma lágrima para o chão, a avó Josefa tinha falecido. 
 A Francisca tinha saudades da avó Josefa. Era Natal, tempo de paz e de união familiar e a Francisca lembrava-se das palavras mágicas e belas que a avó usava para lhe mostrar a beleza de uma coisa. 
À meia noite a Francisca foi abrir as prendas e encontrou um livro de poesias.
 Ficou muito feliz com o livro, perguntou quem lhe tinha dado, mas ninguém lhe respondeu, e ela pensou logo na avó Josefa. 
 Foi para a janela ler o livro de poesias, enqanto lia, olhava para o céu, e de repente viu uma estrela que brilhava muito. Leu o livro para a estrela e pensava que estava a ler para a avó Josefa. O livro de poesias foi a prenda mais gostosa que lhe tinham dado. Nesse dia, a Francisca foi deitar-se e sonhou com a avó. A partir desse dia, a Francisca olhava para a estrela, que para ela era a sua avó que tinha falecido. 
O Natal passou a ser novamente um dia muito especial. 

 Trabalho realizado por: Samuel Santos; Alexandre Bruno; Rudi Vitorino; Alexandre Bicho; Francisco Galego; Joaquim Grilo; Vicente Grilo; Roberto Gaião.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

As Maravilhas Das Histórias de Natal

                                                       



Hoje 9 de janeiro estamos a trabalhar um livro de José Jorge Letria com ilustrações de Viktoriya Borshch, cujo título é: "A árvore das Histórias de Natal".
A professora Altina propôs que escolhessemos uma história para lermos.
Escolhemos a história:Uma Estrela Com Luz De Poesia.
Lemos a história,eu e os meus colegas,gostámos muito do conto.
Estamos a fazer um resumo da história, para que em breve,a possamos aqui publicar, para que a possam conhecer.Esta é só uma das maravilhosas histórias que este livro contêm.


 Clube de leitura
 Samuel Emanuel Cardoso dos Santos 5ºC



quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

          Hoje dia 8 de janeiro,reunimos o clube de leitura na biblioteca.
         Conversávamos sobre o nome que o colega Alexandre Bicho tinha sugerido para o clube de                leitura.
         Achámos fantástico.
                                                               
         Para ti Alexandre

AS PEDRAS

As pedras falam? pois falam
mas não à nossa maneira,
que todas as coisas sabem
uma história que não calam.

Debaixo dos nossos pés
ou dentro da nossa mão
o que pensarão de nós?
O que de nós pensarão?

As pedras cantam nos lagos
choram no meio da rua
tremem de frio e de medo
quando a noite é fria e escura.

Riem nos muros ao sol,
no fundo do mar se esquecem.
Umas partem como aves
e nem mais tarde regressam.

Brilham quando a chuva cai.
Vestem-se de musgo verde
em casa velha ou em fonte
que saiba matar a sede.

Foi de duas pedras duras
que a faísca rebentou:
uma germinou em flor
e a outra nos céus voou.

As pedras falam? pois falam.
Só as entende quem quer,
que todas as coisas têm
um coisa para dizer.

Maria Alberta Menéres

                                                                                          A PB da EB S.João Baptista

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

"As Pedras Falam"

Clube de Leitura
"As Pedras Falam"

Este clube é da iniciativa do grupo de Educação Especial da EB S.João Baptista.
Pretendemos melhorar as nossas  leituras,conhecer histórias novas e darmos asas à imaginação!
O nome do clube,foi sugerido pelo Alexandre Bicho.                                    
Hoje,dia 6 de janeiro de 2014, o Joaquim leu o livro a Mosca Fosca de Eva Mejuto e Sergio Mora,da editora Kalandraka.
Gostámos de ler esta história na biblioteca com a professora Altina, e com a professora bibliotecária.
Recolhemos a opinião dos colegas sobre o livro.
Francisco Galego: Eu gostei do livro especialmente do Urso Lambeiro porque ele comeu o bolo aos outros..
Roberto Gaião: A personagem que eu mais gostei, foi o escaravelho.
Vicente Grilo: Gostei muito do final porque o urso comeu o bolo todo.
Rudi Vitorino: O final foi o melhor.
Alexandre Bruno:para mim a raposa foi a personagem que mais gostei.
A pouco e pouco vamos publicando as nossas sugestões de leitura e os nossos trabalhos.
Parabéns ao Alexandre Bicho, está a ler muito bem.

                                                   Texto elaborado pelos alunos da educação especial, com o apoio das professoras: Altina e Francisca Russo