quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

              O Gato            
                                                 

 O gato inteligente e brincalhão.  
Roí os brinquedos, estraga os sapatos
        Arranha os sofás de frente e de trás.
Faz rom, rom e miau, miau.
                                                                   Gosta de lã e de carapaus.
Não gosta de cães, mas adora ratos.
Ao ver um rato corre, corre, corre, corre.
Ao ver um cão, foge, foge, foge.
Entra pelo portão, sobe pelos muros, salta dos telhados.
O gato brincalhão, lindo, fofinho, que gosta de muito de carinho.

 Autores do poema:

Alexandre Bicho; Alexandre Bruno; Samuel dos Santos; Francisco Galego; Matilde Beringela; Joaquim Grilo; Roberto Gaião; Rudy Vitorino.

A Catarina opinou

Apesar de a quadra natalícia se ir afastando cada vez mais, as memórias e as leituras continuam a povoar a mente dos nossos alunos.
A Catarina quis dar a sua opinião sobre a leitura das férias de Natal.
Fica aqui a sua opinião.
Agarrem a sugestão da colega e leiam,leiam muito...
A PB



UMA NOITE DE NATAL 



 Eu li a história ”Uma Noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner.eu gostei da história. Lembra-me o Natal, o nascimento de Jesus, a união da família e sobretudo o amor e a amizade, a partilha de bens daqueles a quem tudo sobra com os que nada têm. Através desta história compreendi que para sermos amigos temos de ter os mesmos interesses e valores independentemente da classe social de cada um. 


Catarina Calaça 6ºA

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Opinião do Samuel acerca do livro Marley-Um Natal Desastrado!

Só hoje vim á biblioteca ao clube de leitura onde tive a oportunidade de ler o livro apresentado pela colega, Matilde Bringela . Li a maravilhosa história do Marley-UM Natal Desastrado! Gostei muito da história porque é divertida, fala do Natal e em especial de um animal que eu gosto muito porque é amoroso, brincalhão, falamos dos cães, em especial do que está na nossa história de Natal. Samuel Santos nº18

Leitura de Marley-Um Natal Desastrado

Dia 13-01-2014 o nosso clube de leitura encantou-se com a leitura efetuada pela Matilde do livro de John Grogan -Marley - Um Natal Desastrado! Com Ilustrações de Richard Cowdrey A história foi muito Interessante apesar de já ter passado o natal é sempre bom ouvir histórias maravilhosas sobre esta quadra de magia e encanto. A história inspirou-nos a construir um poema sobre um animal, o gato. O colega Alexandre Bicho e o Roberto Gaião escolheram fazer um poema sobre este animal porque gostam de lhe fazer festas. Texto elaborado por: Alexandre Bruno e Joaquim Grilo.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Uma Estrela com Luz de Poesia

De repente, a Francisca lembrou-se da avó Josefa e caiu-lhe uma lágrima para o chão, a avó Josefa tinha falecido. 
 A Francisca tinha saudades da avó Josefa. Era Natal, tempo de paz e de união familiar e a Francisca lembrava-se das palavras mágicas e belas que a avó usava para lhe mostrar a beleza de uma coisa. 
À meia noite a Francisca foi abrir as prendas e encontrou um livro de poesias.
 Ficou muito feliz com o livro, perguntou quem lhe tinha dado, mas ninguém lhe respondeu, e ela pensou logo na avó Josefa. 
 Foi para a janela ler o livro de poesias, enqanto lia, olhava para o céu, e de repente viu uma estrela que brilhava muito. Leu o livro para a estrela e pensava que estava a ler para a avó Josefa. O livro de poesias foi a prenda mais gostosa que lhe tinham dado. Nesse dia, a Francisca foi deitar-se e sonhou com a avó. A partir desse dia, a Francisca olhava para a estrela, que para ela era a sua avó que tinha falecido. 
O Natal passou a ser novamente um dia muito especial. 

 Trabalho realizado por: Samuel Santos; Alexandre Bruno; Rudi Vitorino; Alexandre Bicho; Francisco Galego; Joaquim Grilo; Vicente Grilo; Roberto Gaião.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

As Maravilhas Das Histórias de Natal

                                                       



Hoje 9 de janeiro estamos a trabalhar um livro de José Jorge Letria com ilustrações de Viktoriya Borshch, cujo título é: "A árvore das Histórias de Natal".
A professora Altina propôs que escolhessemos uma história para lermos.
Escolhemos a história:Uma Estrela Com Luz De Poesia.
Lemos a história,eu e os meus colegas,gostámos muito do conto.
Estamos a fazer um resumo da história, para que em breve,a possamos aqui publicar, para que a possam conhecer.Esta é só uma das maravilhosas histórias que este livro contêm.


 Clube de leitura
 Samuel Emanuel Cardoso dos Santos 5ºC



quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

          Hoje dia 8 de janeiro,reunimos o clube de leitura na biblioteca.
         Conversávamos sobre o nome que o colega Alexandre Bicho tinha sugerido para o clube de                leitura.
         Achámos fantástico.
                                                               
         Para ti Alexandre

AS PEDRAS

As pedras falam? pois falam
mas não à nossa maneira,
que todas as coisas sabem
uma história que não calam.

Debaixo dos nossos pés
ou dentro da nossa mão
o que pensarão de nós?
O que de nós pensarão?

As pedras cantam nos lagos
choram no meio da rua
tremem de frio e de medo
quando a noite é fria e escura.

Riem nos muros ao sol,
no fundo do mar se esquecem.
Umas partem como aves
e nem mais tarde regressam.

Brilham quando a chuva cai.
Vestem-se de musgo verde
em casa velha ou em fonte
que saiba matar a sede.

Foi de duas pedras duras
que a faísca rebentou:
uma germinou em flor
e a outra nos céus voou.

As pedras falam? pois falam.
Só as entende quem quer,
que todas as coisas têm
um coisa para dizer.

Maria Alberta Menéres

                                                                                          A PB da EB S.João Baptista