sábado, 1 de fevereiro de 2014

No Mundo das Fábulas

A fábula é uma narrativa em prosa ou poema épico breve de caráter moralizante, protagonizado por animais, plantas ou até objetos inanimados.Como já podemos verificar nas leituras efetuadas.
 Contém geralmente uma parte narrativa e uma breve conclusão moralizadora, onde os animais se tornam exemplos para o ser humano.
 A fábula teve a sua origem no Oriente, onde existe uma vasta tradição, passando depois para a Grécia, onde foi cultivada por Hesíodo, Arquíloco e sobretudo Esopo.
Os mais famosos escritores de fábulas são Esopo, Fedro e La Fontaine. Este último, criou uma obra-prima intitulada "Fábulas", dividida em 12 livros, onde o autor usa linguagem ágil e expressiva para analisar com mestria a alma e a natureza do ser humano.
Recorda que já lemos algumas deste autor.
O Leão e o Rato
Autor: Esopo 
Não é possível medir a gratidão pelo tamanho do Benfeitor
O Leão e o Rato
Boas ações feitas, bons frutos criados.
Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou a correr sobre seu rosto.
Com um gesto ágil apanhou-o, e estava pronto parao  matar, ao que o Rato suplicou:
"Ora, veja bem, se o senhor me poupasse, tenho a certeza que um dia poderia retribuir asua bondade."
Apesar de se rir por achar rídícula tal possibilidade, ainda assim, como não tinha nada a perder, resolveu libertá-lo.
Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Assim, preso ao chão, amarrado por fortes cordas, completamente indefeso e refém do fatídico destino que certamente o aguardava
O Rato, reconhecendo o seu rugido,  aproximou-se e roeu as cordas até o deixar livre. Então disse:"O senhor riu-se da simples ideia de que eu não seria capaz, um dia, de lhe retribuir o seu favor. Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de fazer um favor a um poderoso Leão."
Fonte:http://sitededicas.ne10.uol.com.br/fabula3a.htm
Moral da História:
Nenhum ato de gentileza é coisa vã. Não podemos julgar a importância de um favor, pela aparência do benfeitor.

3 FÁBULAS DE LA FONTAINE

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

As escolhas do Professor João Reis

Já recebi algumas respostas.
As escolhas do professor João Luis Reis. Muito interessantes...

Um mundo infestado de demónios - Carl Sagan

CARL SAGAN (1934-1996) foi professor de Astronomia e Ciências Espaciais e director do Laboratório de Estudos Planetários na Universidade de Cornell. Desempenhou um papel preponderante nas missões interplanetárias das naves Mariner, Viking e Voyager, tendo sido condecorado por duas vezes com a Medalha por Feitos Científicos Excepcionais da NASA.
Prémio Literário Los Angeles Times para Ciência e Tecnologia






Os Dragões do Éden-Carl Sagam
 Prémio Pulitzer,
Para muitos é considerada a mais bela obra do autor, os leitores de "Ciência Aberta" irão participar numa grande aventura... Num Éden perdido onde os dragões reinavam encontram-se as fundações da nossa inteligência e das nossas paixões... 









  Um Pouco         Mais De Azul
                                             A Evolução Cósmica

A procura das nossas raízes profundas este livro conta-nos a história do Universo. Com o decorrer do tempo desenvolve-se a gestação cósmica. Em cada segundo o Universo prepara qualquer coisa. Ele sobe lentamente os degraus da complexidade.





O que acham destas escolhas?
Agora descobrimos.Foi através da leitura que o professor desenvolveu o amor à ciência....E esta !!!!!

LIVROS QUE MARCARAM A VIDA DOS TEUS PROFESSORES



Andei a pensar como haveria de vós surpreender e, ocorreu-me ser interessante, já que nós professores vos andamos sempre a pedir para lerem, conhecerem os livros que os vossos professores leram, na infância, ou até um pouco mais tarde.
Meti "mãos à obra" e enviei um correio eletrónico aos professores, aguardo resposta.
Uhm! Será que vão responder????????

A PB
Francisca Russo


Concurso "Leitores sonhadores"



O concurso "Leitores Sonhadores" tem como objetivos a promoção da leitura e o desenvolvimento da leitura expressiva. 
O concurso destina-se aos alunos dos 3º, 4º, 5º e 6º anos dos concelhos 
Decorre de acordo com a seguinte calendarização:
 
CONCURSO INTERCONCELHIO DE LEITURA “Leitores Sonhadores” 2014

Calendarização
Obs.
Inscrições

de 6 a 10 janeiro
Ver ficha de inscrição.
Enviar inscrições à CIBE até 17 janeiro.
1.ª eliminatória
Provas nas escolas
(salas de aula)

de 20 a 31 janeiro
Enviar à CIBE o nome dos alunos apurados até 7 fevereiro.
2.ª eliminatória
Provas nas escolas
(bibliotecas escolares)

de 17 a 28 fevereiro
Enviar à CIBE o nome dos alunos apurados e obras, até 11 março.
Final
Auditório ESE Portalegre
4 abril
das 9h às 17h

Esta é uma iniciativa dos serviços de coordenação interconcelhia da RBE e conta com o apoio da RBE, do PNL, da DSR Alentejo, da ESE de Portalegre e da editora Paleta de Letras.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Enigma do Mês

PARABÉNS  
 Vencedores do Enigma do mês de janeiro

João SACHIM 5ºC
Maria Margarida Fonseca 6ºB
Mª João 5ºC
Catarina Grazina 6ºB
Pedro Largueiras 5ºC
Duarte Serôdio 6ºE
Ana Silva 6ºB


Parabéns à D. Idalina e à D. Alice por terem concorrido e acertado.


RESPOSTA AO 1º enigma
Só existe um papa,chama-se Papa Francisco
nascido Jorge Mario Bergoglio é o 266.º Papa da Igreja Católica e atual chefe de estado do Vaticano, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013

Falámos de sentimentos, emoções...


O Amor e a amizade foi o livro que serviu de mote para trabalharmos os sentimentos, as emoções.

As Emoções são fundamentais para o desenvolvimento saudável e até mesmo para a sobrevivência humana. Os sentimentos são únicos aos seres humanos, podemos considerá-los uma evolução das emoções.



O nosso grupo deixou aqui a reflexão sobre aquilo que trabalhámos.

Francisco Galego

O amor é gostarmos de uma pessoa que nos dá carinho e nos dá muita amizade.  
A amizade é quando gostamos de alguem,de estar com ela , brincar e partilhar as coisas bonitas,e até as coisas menos boas.

Alexandre Bicho

O amor é gostar muito de alguém e fazer tudo  por essa pessoa .O amor para mim é felicidade .
O amor  pode ser paixão,carinho,amizade....
A amizade não é obedecer ao que os outros mandam, é conversar e pedir desculpas,quando faço mal e estou arrependido.
O amor é sentir carinho pelos pais ,irmãos ,tios,tias professoras ,auxiliares...
Quando estou apaixonado sinto alegria,sinto-me arrepiado,fico com os olhos a brilhar!
O amor e a  amizade para mim,é tudo .

Joaquim Grilo

O amor é um sentimento bonito quando é  verdadeiro.Para mim, há muitas  formas de amor.O amor também nos faz sofrer, de vez em quando.
A amizade para mim  é uma  coisa especial, porque eu confio nas  professoras e nos meus  amigos,mas eu não faço tudo o que  eles  querem, porque penso  primeiro se está certo ou errado.
O  amor para mim é especial e não  consigo viver sem amor na  minha  vida.