terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PEQUENOS ESCRITORES

Como professora bibliotecária  por vezes  desloco-me ás escolas do 1º ciclo,sempre que é necessário algum contacto mais personalizado.
Sou muito bem acolhida.
Numa dessas deslocação e a propósito de livros,de textos escritos...foi-me dado a conhecer de forma quase casual, alguns textos de pequenos grandes escritores.
Fiquei surpreendida com a riqueza de alguns deles,e de certo modo confiante que se todos acreditarmos que o  ponto de partida para democratizar o contacto com a cultura escrita é tornar o ambiente alfabetizador,estimulando a que escrevam sempre, mesmo quando, a escrita parece apenas rabiscos e  garatujas...Ao pegar o lápis e imitar os adultos, as crianças criam um "comportamento escritor". E, ao ter contato com os textos e conhecer a estrutura deles, podem começar a elaborar os seus.É isso que se pretende.
O blogue da biblioteca está e estará sempre disponível para publicar os vossos textos.

Parabéns  Margarida.

Quero apenas dizer-te : Não desistas de escrever,acredita que as tuas palavras e os sentimentos que nelas transmites, farão sempre as delícias de quem as lê.
A PB
Francisca Russo

Se Eu Pudesse Mudar o Mundo…

Se eu pudesse mudar o Mundo.
Ele seria o lugar onde todas as pessoas seriam felizes, não haveria dor ou tristeza, as lágrimas seriam apenas de felicidade.
         Todas as crianças teriam um livro para estudar e um brinquedo ou um amigo com quem brincar, teriam também pão para comer e roupa para poderem vestir.
           No meu Mundo as crianças seriam apenas crianças, onde, seriam respeitadas por todas as pessoas, onde ninguém se esqueceria dos seus direitos.
           Se eu pudesse mudar o Mundo todos os dias seriam de alegria para celebrar a vida. Nesse meu Mundo não haveria orgulho, mas sim honestidade. Não haveria fome, guerras, violência, injustiça, nem desemprego.
Não haveria riqueza, nem pobreza, seriam todos apenas cidadãos, onde viviam
todos com a esperança do próximo dia ser o dia mais Feliz!


Margarida Antunes Alvenéu
4º Ano Escola da Fonte Nova

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O S.Valentim na EB S.João Batista



O marco do correio está repleto de cartas de amor!!!
É mesmo para se dizer "O Amor está no ar"

Descobrir a Ciência

De 17 a 29 de fevereiro a Ema Aldeano e o Ricardo Sá Rato vão levar à nossa biblioteca o projeto "Descobre a Ciência". 
O projeto, pretende realizar atividades experimentais, que promovam a literacia cientifica dos alunos.
Os alunos ao longo da semana vão realizar tarefas experimentais com recurso a materias simples e cientificos.
Potenciar o pensamento científico,compreender e integrar-se no mundo que nos rodeia são componentes que a biblioteca a par com a literatura, pretende desenvolver.
Tenho a certeza que vais gostar!!!


A PB Francisca Russo

Enigma de fevereiro

Aqui está mais um enigma do mês.
Passa pela biblioteca, lê, pensa, escreve e deposita na caixa a resposta ao enigma!!!
Vá lá, não é díficil.Podes responder em parceria com um amigo.


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Cartas de Amor-Quem as não tem...


Ora bem,S.Valentim aproxima-se, e como tal não podemos deixar de falar de amor...
O nosso clube de leitura "As Pedras Falam"continua de boa saúde, e recomenda-se.
Temos trabalhado muito o amor...
Lemos poemas de amor, frases sobre o amor, e até lemos uma linda carta de Pessoa, à sua amada Ofélia.
Os nossos meninos ficaram fascinados, pois cartas de amor é coisa que não abunda por ai...
Depois de tanto falarmos de Amor, aprendemos a escrever uma carta como deve ser.Com destinatário, remetente, aviso de receção, e tudo a que uma carta que se preze, tem direito.
Passámos então à proposta de trabalho,escrever.
E depois de tanto falarmos de Amor,nada mais poderia ser do que escrevermos uma bela carta de Amor.
Mas, como todos eles ainda não têm um amor, exceto o Joaquim, que já é um rapaz crescido, decidiram escrever belos textos de amor ás mães e até à avó!!
Apetecia-me publicá-las, descansem, não o vou fazer...
Desculpem lá, quem nós lê!

Não acham ?

Cartas de Amor


"Cartas de amor
Quem as não tem
Cartas de amor
Pedaços de dor
Sentidas de alguém
Cartas de amor, andorinhas
Que num vai e vem, levam bem
Saudades minhas
Cartas de amor, quem as não tem"

Francisco José


S.Valentim


História de São Valentim
 
  • Diz-se que o imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano.
  • Para isso, queria que os homens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás...
  • Se eles morressem em combate, quem é que as sustentaria?
  • Cláudio ficou furioso e considerou isto uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos.
  • Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas.
  • A cerimónia era um acto perigoso, pois enquanto os noivos se casavam numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para tentar perceber se haveria soldados por perto.
  • Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado. Foi para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução.
  • Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.
  • Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.
  • No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade.
  • Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.
  • Pesquisado em:/http://www.junior.te.pt/