segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Concurso "Leitor Sonhador"


2ª eliminatória
Amanhã,dia 25 de fevereiro na biblioteca da EB S.João Batista,pelas 18h30m.
O Júri será constituido por 3 elementos como se encontra definido no regulamento.
Vice diretor - Professor João Paulo Borrega
Representante do departamento de línguas-Professora Manuela Carrilho
Funcionária da biblioteca-D.Conceição Cordeiro
Boa sorte aos participantes


A PB
M Francisca Russo

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O Rio Mágico

Certo dia eu e o meu pai encontrámos um rio que tinha alguma coisa de especial, pois parecia fazer magia com tudo o que o rodeava. A sua água era cristalina e luminosa, à sua volta havia rosas vermelhas e as suas pétalas brilhavam na luz do sol. Tudo o que havia em seu redor era encantador e mágico. Eu perguntei ao meu pai: - Pai, este rio é mágico? – E o meu pai disse:
- Talvez… há uma lenda que diz, ao meio dia em ponto, quando o sol brilhar com mais intensidade sobre a água do rio, faz com que esta se torne mágica e embeleze tudo o que a rodeia. As rosas tornam-se mais belas e perfumadas, assim como todas as outras plantas e árvores. Até as rochas parecem brilhar. As horas foram passando, passando, até que se tornou meio-dia.
Eu disse para o meu pai: - Pai, aqui está a prova. O rio é mágico! Olha como são lindas estas flores e as rochas brilham mesmo!
            Depois, passado algum tempo, fomos dar um passeio e quando voltámos o rio tinha desaparecido!
 Mais tarde, de repente acordei e vi que tudo isto não tinha passado de um lindo sonho!


Margarida Antunes Alvenéu

4º Ano Escola da Fonte Nova

PEQUENOS ESCRITORES

Como professora bibliotecária  por vezes  desloco-me ás escolas do 1º ciclo,sempre que é necessário algum contacto mais personalizado.
Sou muito bem acolhida.
Numa dessas deslocação e a propósito de livros,de textos escritos...foi-me dado a conhecer de forma quase casual, alguns textos de pequenos grandes escritores.
Fiquei surpreendida com a riqueza de alguns deles,e de certo modo confiante que se todos acreditarmos que o  ponto de partida para democratizar o contacto com a cultura escrita é tornar o ambiente alfabetizador,estimulando a que escrevam sempre, mesmo quando, a escrita parece apenas rabiscos e  garatujas...Ao pegar o lápis e imitar os adultos, as crianças criam um "comportamento escritor". E, ao ter contato com os textos e conhecer a estrutura deles, podem começar a elaborar os seus.É isso que se pretende.
O blogue da biblioteca está e estará sempre disponível para publicar os vossos textos.

Parabéns  Margarida.

Quero apenas dizer-te : Não desistas de escrever,acredita que as tuas palavras e os sentimentos que nelas transmites, farão sempre as delícias de quem as lê.
A PB
Francisca Russo

Se Eu Pudesse Mudar o Mundo…

Se eu pudesse mudar o Mundo.
Ele seria o lugar onde todas as pessoas seriam felizes, não haveria dor ou tristeza, as lágrimas seriam apenas de felicidade.
         Todas as crianças teriam um livro para estudar e um brinquedo ou um amigo com quem brincar, teriam também pão para comer e roupa para poderem vestir.
           No meu Mundo as crianças seriam apenas crianças, onde, seriam respeitadas por todas as pessoas, onde ninguém se esqueceria dos seus direitos.
           Se eu pudesse mudar o Mundo todos os dias seriam de alegria para celebrar a vida. Nesse meu Mundo não haveria orgulho, mas sim honestidade. Não haveria fome, guerras, violência, injustiça, nem desemprego.
Não haveria riqueza, nem pobreza, seriam todos apenas cidadãos, onde viviam
todos com a esperança do próximo dia ser o dia mais Feliz!


Margarida Antunes Alvenéu
4º Ano Escola da Fonte Nova

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O S.Valentim na EB S.João Batista



O marco do correio está repleto de cartas de amor!!!
É mesmo para se dizer "O Amor está no ar"

Descobrir a Ciência

De 17 a 29 de fevereiro a Ema Aldeano e o Ricardo Sá Rato vão levar à nossa biblioteca o projeto "Descobre a Ciência". 
O projeto, pretende realizar atividades experimentais, que promovam a literacia cientifica dos alunos.
Os alunos ao longo da semana vão realizar tarefas experimentais com recurso a materias simples e cientificos.
Potenciar o pensamento científico,compreender e integrar-se no mundo que nos rodeia são componentes que a biblioteca a par com a literatura, pretende desenvolver.
Tenho a certeza que vais gostar!!!


A PB Francisca Russo

Enigma de fevereiro

Aqui está mais um enigma do mês.
Passa pela biblioteca, lê, pensa, escreve e deposita na caixa a resposta ao enigma!!!
Vá lá, não é díficil.Podes responder em parceria com um amigo.


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Cartas de Amor-Quem as não tem...


Ora bem,S.Valentim aproxima-se, e como tal não podemos deixar de falar de amor...
O nosso clube de leitura "As Pedras Falam"continua de boa saúde, e recomenda-se.
Temos trabalhado muito o amor...
Lemos poemas de amor, frases sobre o amor, e até lemos uma linda carta de Pessoa, à sua amada Ofélia.
Os nossos meninos ficaram fascinados, pois cartas de amor é coisa que não abunda por ai...
Depois de tanto falarmos de Amor, aprendemos a escrever uma carta como deve ser.Com destinatário, remetente, aviso de receção, e tudo a que uma carta que se preze, tem direito.
Passámos então à proposta de trabalho,escrever.
E depois de tanto falarmos de Amor,nada mais poderia ser do que escrevermos uma bela carta de Amor.
Mas, como todos eles ainda não têm um amor, exceto o Joaquim, que já é um rapaz crescido, decidiram escrever belos textos de amor ás mães e até à avó!!
Apetecia-me publicá-las, descansem, não o vou fazer...
Desculpem lá, quem nós lê!

Não acham ?

Cartas de Amor


"Cartas de amor
Quem as não tem
Cartas de amor
Pedaços de dor
Sentidas de alguém
Cartas de amor, andorinhas
Que num vai e vem, levam bem
Saudades minhas
Cartas de amor, quem as não tem"

Francisco José


S.Valentim


História de São Valentim
 
  • Diz-se que o imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano.
  • Para isso, queria que os homens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás...
  • Se eles morressem em combate, quem é que as sustentaria?
  • Cláudio ficou furioso e considerou isto uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos.
  • Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas.
  • A cerimónia era um acto perigoso, pois enquanto os noivos se casavam numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para tentar perceber se haveria soldados por perto.
  • Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado. Foi para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução.
  • Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.
  • Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.
  • No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade.
  • Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.
  • Pesquisado em:/http://www.junior.te.pt/

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Ao longo da tua vida escolar, uma das tarefas mais importantes com que te vais deparar é a realização de trabalhos. Ora isto muitas vezes levanta vários problemas. Como e por onde começar? Onde encontrar a informação necessária? O que fazer com essa informação? Como organizar e apresentar a informação? Com este guia vamos ensinar-te a resolveres os problemas de informação, utilizando um modelo em seis etapas, que normalmente se designa de Modelo Big 6 (as seis grandes).
O Modelo Big 6 organiza-se em seis etapas:
1. Definição da tarefa a realizar
2 . Estratégias de pesquisa de informação
3. Localização e acesso
4. Utilização da informação
5. Síntese
6. Avaliação

Vamos ver o que deves fazer em cada uma:
O teu primeiro contacto com o trabalho deverá ser o tema que o professor ou tu próprio definiram para o trabalho. E aqui coloca-se a primeira importante questão. Será que percebes exatamente aquilo que o professor pretende com o trabalho? O tema está claramente definido e ao alcance das tuas capacidades?
Dica: não escolhas um tema muito vasto. Mesmo que o tema seja geral, procura tratá-lo de forma a reduzires o âmbito da pesquisa. Ex.: em vez de um trabalho sobre desporto, escolhe um trabalho sobre um determinado tipo de desporto, e, se possível, restringe o seu âmbito geográfico à tua freguesia ou cidade,ou o que tu gostas de praticar.


Depois de saberes com precisão qual é o tema a pesquisar, o passo seguinte é determinares de que tipo de informações precisas para esse tema.
Deverás estabelecer um plano de trabalho e definir o tempo máximo para completar cada um dos passos.
A segunda etapa consiste em descobrires onde deves procurar informação para o tema e quais as melhores fontes de informação ao teu dispor. É tempo de perguntares:
Como e onde devo procurar?
Quais são as fontes de informação disponíveis?
Quais são as melhores?
Quais são os métodos alternativos de obter informação?
No biblioteca da escola podem ajudar-te a definir uma estratégia de pesquisa, indicando-te os sítios onde podes encontrar informações sobre o tema do teu trabalho. Não te esqueças de que, além da Internet, tens disponíveis os livros da biblioteca, enciclopédias, jornais, revistas, etc. Aprende a identificar para cada tema a fonte de informação que te poderá ser mais útil. Tenta encontrar um conjunto de palavras-chave para usares na tua pesquisa.


Depois de localizares e acederes a uma fonte de informação, deves ler, visualizar, ouvir e interagir com a informação disponível e decidir que aspectos são úteis para o teu trabalho.
Deverás extrair a informação necessária tomando notas, fazendo resumos, preenchendo uma grelha, fazendo um esquema ou um gráfico, registando numa base de dados, etc. Deverás descartar a que não é relevante.
Dica: à medida que vais tomando notas, não te esqueças de ires referenciando o autor dessa informação, para depois a incluíres na Bibliografia. Tens na Biblioteca um guia que ensina a fazer correctamente citações e bibliografias.

Esta etapa envolve a aplicação de todas as informações consideradas necessárias para resolver a tarefa definida na primeira etapa.
Deverás proceder à reestruturação e reorganização da informação dentro de uma nova e diferente forma. Não te limites a reproduzir o que leste ou o que copiaste da Internet. Para o professor têm muito valor as tuas opiniões e conclusões, fundamentadas na informação que reuniste, do que a cópia do que outros fizeram.
O plágio (utilizar trabalhos feitos por outras pessoas e apresentá-los como se fossem nossos), além de ser desonesto, é punível por lei por violar os direitos de autor. Sempre que no teu trabalho utilizares  textos de outras pessoas, deverás colocá-los entre aspas e dizer quem foi o seu autor (através de uma nota de rodapé ou na Bibliografia).

Deves depois pensar na forma como vais apresentar o trabalho: um trabalho escrito? uma apresentação electrónica? uma página de Internet? Escolhe a forma mais adequada de acordo com o tipo de trabalho e a informação reunida, e de acordo com as tuas capacidades
Dica: na Biblioteca encontras guias que te ensinam a apresentar trabalhos sob qualquer uma das formas acima enumeradas.

A última etapa é a da avaliação que tu próprio deves fazer sobre o trabalho realizado. Tenta encontrar resposta para as seguintes perguntas:
A tarefa está completa?
Corresponde às expectativas do professor?
Poderia ter feito melhor?
O que foi que aprendi?
Obtive a informação de que se necessitava?
A informação que encontrei correspondia às necessidades identificadas na primeira etapa

http://www.percursos.net/becre/modelobig6.htm (consultado a 9/02/2014)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O Gato,O Coelhinho e a Doninha


O Gato,O Coelhinho e a Doninha

Do palácio de um jovem coelho,
Ouvindo seu próprio espelho,
Dona Doninha se apossou.
O dono estando ausente, ela nem se afobou:
Seus penates  levou, aproveitando o instante
Em que ele espairecia, na manhã radiante,
Saudando a aurora que chegou.
Depois de um bom passeio e lauta refeição,
Janjão Coelho voltou à sua habitação.
Nesse instante, a doninha chegou-se à janela.
- Ó, numes hospedeiros, quem seria aquela? -
Indaga o animal expulso do seu lar -
Dona Doninha? então, cai fora!
Pega tuas coisas, sai agora,
Senão, todos os  ratos daqui vou chamar.
A dama do nariz pontudo então refuta,
Dizendo que ela chegou antes.
Belo motivo de disputa:
Uma toca que apenas serve aos rastejantes!
- Mesmo que só coubesse um verme
Neste buraco, cita-me a legislação
Que um dia deu a concessão
De posse a João Coelho usos e tradições:
- A hereditariedade, há tempos iniciada,
A Pedro, meu avô, passou esta morada,
Que, por meu pai Simão, a mim me foi legada.
Pode contra essa lei haver contestações?
- Pois bem, chega de discussões.
Que por Raminagróbis seja então julgada
Esta questão. Tratava-se de um ermitão,
Um gato, com reputação
De judicioso e santo. Gordo e bem nutrido,
Era acatado e obedecido.
João Coelho achou a ideia boa,
E os dois lá foram procurar
A majestade sem coroa.
Arquivelhaco os chama: - viestes-me falar?
Chegai-vos; estou velho e quase não escuto.
Nenhum dos dois pensou que era um ardil astuto,
E dele se acercaram, cheios de confiança.
Arquivelhaco, o penitente,
Num bote duplo, os dois litigantes alcança
E entre os dentes os põe de acordo juntamente,
Isto lembra bastante as disputas que ocorrem
Entre as nações pequenas que às grandes recorrem.

Jean de La Fontaine



Li gostei e vou comentar:

As fábulas para mim são sentimentos,aprendi muitas coisas com elas.
Gostei das rimas das fábulas.São histórias que falam de alegria,de violência e de outras emoções.
Com as fábulas aprendemos outros tipos de texto.
As fábulas dão voz ao animais.
Na fábula O Gato,o  Coelhinlho e a Doninha gostei da fábula, no entanto, não achei justo a doninha ter ocupado a casa do coelhinho.
Não devemos utilizar as coisas das outras pessoas sem autorização .
A doninha podia ter pedido liçença para entrar na casa do coelho essa noite. 
Eu desde que tenho estado a trabalhar no clube de leitura na biblioteca tenho aprendido muito com a ajuda da prof.Kikas e da prof. Altina .
Samuel Santos
Turma 5C Nº18          

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Os Superes Heróis e a Leitura de Fábulas

Hoje lemos:

A Lebre e a Tartaruga

O Roberto leu-nos esta fábula com muito empenho e de forma expressiva.Parabéns ao Roberto.
Interpretamos a fábulas que lemos e chegámos a conclusões muito interessantes.

O Burro e o Cachorinho
A Matilde leu e nós gostámos.Parabéns à Matilde pela leitura.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

O Professor José Júlio leu ...






O professor José Júlio leu e expressou  a sua opinião.


O Diário de ANNE FRANK
 
"A menina que escreveu o seu diário sobre o seu cativeiro (escondido) durante a 2ª guerra mundial .
 Uma história de sobrevivência do Holocausto.
Uma história ....que nos leva a embrenhar numa teia de valores
Uma história para perceber a HISTÓRIA" .

Professor:José Júlio

No Mundo das Fábulas

A fábula é uma narrativa em prosa ou poema épico breve de caráter moralizante, protagonizado por animais, plantas ou até objetos inanimados.Como já podemos verificar nas leituras efetuadas.
 Contém geralmente uma parte narrativa e uma breve conclusão moralizadora, onde os animais se tornam exemplos para o ser humano.
 A fábula teve a sua origem no Oriente, onde existe uma vasta tradição, passando depois para a Grécia, onde foi cultivada por Hesíodo, Arquíloco e sobretudo Esopo.
Os mais famosos escritores de fábulas são Esopo, Fedro e La Fontaine. Este último, criou uma obra-prima intitulada "Fábulas", dividida em 12 livros, onde o autor usa linguagem ágil e expressiva para analisar com mestria a alma e a natureza do ser humano.
Recorda que já lemos algumas deste autor.
O Leão e o Rato
Autor: Esopo 
Não é possível medir a gratidão pelo tamanho do Benfeitor
O Leão e o Rato
Boas ações feitas, bons frutos criados.
Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou a correr sobre seu rosto.
Com um gesto ágil apanhou-o, e estava pronto parao  matar, ao que o Rato suplicou:
"Ora, veja bem, se o senhor me poupasse, tenho a certeza que um dia poderia retribuir asua bondade."
Apesar de se rir por achar rídícula tal possibilidade, ainda assim, como não tinha nada a perder, resolveu libertá-lo.
Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Assim, preso ao chão, amarrado por fortes cordas, completamente indefeso e refém do fatídico destino que certamente o aguardava
O Rato, reconhecendo o seu rugido,  aproximou-se e roeu as cordas até o deixar livre. Então disse:"O senhor riu-se da simples ideia de que eu não seria capaz, um dia, de lhe retribuir o seu favor. Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de fazer um favor a um poderoso Leão."
Fonte:http://sitededicas.ne10.uol.com.br/fabula3a.htm
Moral da História:
Nenhum ato de gentileza é coisa vã. Não podemos julgar a importância de um favor, pela aparência do benfeitor.

3 FÁBULAS DE LA FONTAINE

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

As escolhas do Professor João Reis

Já recebi algumas respostas.
As escolhas do professor João Luis Reis. Muito interessantes...

Um mundo infestado de demónios - Carl Sagan

CARL SAGAN (1934-1996) foi professor de Astronomia e Ciências Espaciais e director do Laboratório de Estudos Planetários na Universidade de Cornell. Desempenhou um papel preponderante nas missões interplanetárias das naves Mariner, Viking e Voyager, tendo sido condecorado por duas vezes com a Medalha por Feitos Científicos Excepcionais da NASA.
Prémio Literário Los Angeles Times para Ciência e Tecnologia






Os Dragões do Éden-Carl Sagam
 Prémio Pulitzer,
Para muitos é considerada a mais bela obra do autor, os leitores de "Ciência Aberta" irão participar numa grande aventura... Num Éden perdido onde os dragões reinavam encontram-se as fundações da nossa inteligência e das nossas paixões... 









  Um Pouco         Mais De Azul
                                             A Evolução Cósmica

A procura das nossas raízes profundas este livro conta-nos a história do Universo. Com o decorrer do tempo desenvolve-se a gestação cósmica. Em cada segundo o Universo prepara qualquer coisa. Ele sobe lentamente os degraus da complexidade.





O que acham destas escolhas?
Agora descobrimos.Foi através da leitura que o professor desenvolveu o amor à ciência....E esta !!!!!

LIVROS QUE MARCARAM A VIDA DOS TEUS PROFESSORES



Andei a pensar como haveria de vós surpreender e, ocorreu-me ser interessante, já que nós professores vos andamos sempre a pedir para lerem, conhecerem os livros que os vossos professores leram, na infância, ou até um pouco mais tarde.
Meti "mãos à obra" e enviei um correio eletrónico aos professores, aguardo resposta.
Uhm! Será que vão responder????????

A PB
Francisca Russo


Concurso "Leitores sonhadores"



O concurso "Leitores Sonhadores" tem como objetivos a promoção da leitura e o desenvolvimento da leitura expressiva. 
O concurso destina-se aos alunos dos 3º, 4º, 5º e 6º anos dos concelhos 
Decorre de acordo com a seguinte calendarização:
 
CONCURSO INTERCONCELHIO DE LEITURA “Leitores Sonhadores” 2014

Calendarização
Obs.
Inscrições

de 6 a 10 janeiro
Ver ficha de inscrição.
Enviar inscrições à CIBE até 17 janeiro.
1.ª eliminatória
Provas nas escolas
(salas de aula)

de 20 a 31 janeiro
Enviar à CIBE o nome dos alunos apurados até 7 fevereiro.
2.ª eliminatória
Provas nas escolas
(bibliotecas escolares)

de 17 a 28 fevereiro
Enviar à CIBE o nome dos alunos apurados e obras, até 11 março.
Final
Auditório ESE Portalegre
4 abril
das 9h às 17h

Esta é uma iniciativa dos serviços de coordenação interconcelhia da RBE e conta com o apoio da RBE, do PNL, da DSR Alentejo, da ESE de Portalegre e da editora Paleta de Letras.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Enigma do Mês

PARABÉNS  
 Vencedores do Enigma do mês de janeiro

João SACHIM 5ºC
Maria Margarida Fonseca 6ºB
Mª João 5ºC
Catarina Grazina 6ºB
Pedro Largueiras 5ºC
Duarte Serôdio 6ºE
Ana Silva 6ºB


Parabéns à D. Idalina e à D. Alice por terem concorrido e acertado.


RESPOSTA AO 1º enigma
Só existe um papa,chama-se Papa Francisco
nascido Jorge Mario Bergoglio é o 266.º Papa da Igreja Católica e atual chefe de estado do Vaticano, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013

Falámos de sentimentos, emoções...


O Amor e a amizade foi o livro que serviu de mote para trabalharmos os sentimentos, as emoções.

As Emoções são fundamentais para o desenvolvimento saudável e até mesmo para a sobrevivência humana. Os sentimentos são únicos aos seres humanos, podemos considerá-los uma evolução das emoções.



O nosso grupo deixou aqui a reflexão sobre aquilo que trabalhámos.

Francisco Galego

O amor é gostarmos de uma pessoa que nos dá carinho e nos dá muita amizade.  
A amizade é quando gostamos de alguem,de estar com ela , brincar e partilhar as coisas bonitas,e até as coisas menos boas.

Alexandre Bicho

O amor é gostar muito de alguém e fazer tudo  por essa pessoa .O amor para mim é felicidade .
O amor  pode ser paixão,carinho,amizade....
A amizade não é obedecer ao que os outros mandam, é conversar e pedir desculpas,quando faço mal e estou arrependido.
O amor é sentir carinho pelos pais ,irmãos ,tios,tias professoras ,auxiliares...
Quando estou apaixonado sinto alegria,sinto-me arrepiado,fico com os olhos a brilhar!
O amor e a  amizade para mim,é tudo .

Joaquim Grilo

O amor é um sentimento bonito quando é  verdadeiro.Para mim, há muitas  formas de amor.O amor também nos faz sofrer, de vez em quando.
A amizade para mim  é uma  coisa especial, porque eu confio nas  professoras e nos meus  amigos,mas eu não faço tudo o que  eles  querem, porque penso  primeiro se está certo ou errado.
O  amor para mim é especial e não  consigo viver sem amor na  minha  vida.