segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Chegou ao fim a semana "Descobre a Ciência"



A Atividade "Descobre a Ciência" terminou com muita pena de todos os que dela usufruiram.
Vamos publicar mais fotos das turmas e das experiências que realizamos.
A "massa maluca" foi um sucesso não foi ? Gostaram? Toca a experimentar...a ciência é mesmo isso.

Concurso "Leitor Sonhador"


2ª eliminatória
Amanhã,dia 25 de fevereiro na biblioteca da EB S.João Batista,pelas 18h30m.
O Júri será constituido por 3 elementos como se encontra definido no regulamento.
Vice diretor - Professor João Paulo Borrega
Representante do departamento de línguas-Professora Manuela Carrilho
Funcionária da biblioteca-D.Conceição Cordeiro
Boa sorte aos participantes


A PB
M Francisca Russo

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O Rio Mágico

Certo dia eu e o meu pai encontrámos um rio que tinha alguma coisa de especial, pois parecia fazer magia com tudo o que o rodeava. A sua água era cristalina e luminosa, à sua volta havia rosas vermelhas e as suas pétalas brilhavam na luz do sol. Tudo o que havia em seu redor era encantador e mágico. Eu perguntei ao meu pai: - Pai, este rio é mágico? – E o meu pai disse:
- Talvez… há uma lenda que diz, ao meio dia em ponto, quando o sol brilhar com mais intensidade sobre a água do rio, faz com que esta se torne mágica e embeleze tudo o que a rodeia. As rosas tornam-se mais belas e perfumadas, assim como todas as outras plantas e árvores. Até as rochas parecem brilhar. As horas foram passando, passando, até que se tornou meio-dia.
Eu disse para o meu pai: - Pai, aqui está a prova. O rio é mágico! Olha como são lindas estas flores e as rochas brilham mesmo!
            Depois, passado algum tempo, fomos dar um passeio e quando voltámos o rio tinha desaparecido!
 Mais tarde, de repente acordei e vi que tudo isto não tinha passado de um lindo sonho!


Margarida Antunes Alvenéu

4º Ano Escola da Fonte Nova

PEQUENOS ESCRITORES

Como professora bibliotecária  por vezes  desloco-me ás escolas do 1º ciclo,sempre que é necessário algum contacto mais personalizado.
Sou muito bem acolhida.
Numa dessas deslocação e a propósito de livros,de textos escritos...foi-me dado a conhecer de forma quase casual, alguns textos de pequenos grandes escritores.
Fiquei surpreendida com a riqueza de alguns deles,e de certo modo confiante que se todos acreditarmos que o  ponto de partida para democratizar o contacto com a cultura escrita é tornar o ambiente alfabetizador,estimulando a que escrevam sempre, mesmo quando, a escrita parece apenas rabiscos e  garatujas...Ao pegar o lápis e imitar os adultos, as crianças criam um "comportamento escritor". E, ao ter contato com os textos e conhecer a estrutura deles, podem começar a elaborar os seus.É isso que se pretende.
O blogue da biblioteca está e estará sempre disponível para publicar os vossos textos.

Parabéns  Margarida.

Quero apenas dizer-te : Não desistas de escrever,acredita que as tuas palavras e os sentimentos que nelas transmites, farão sempre as delícias de quem as lê.
A PB
Francisca Russo

Se Eu Pudesse Mudar o Mundo…

Se eu pudesse mudar o Mundo.
Ele seria o lugar onde todas as pessoas seriam felizes, não haveria dor ou tristeza, as lágrimas seriam apenas de felicidade.
         Todas as crianças teriam um livro para estudar e um brinquedo ou um amigo com quem brincar, teriam também pão para comer e roupa para poderem vestir.
           No meu Mundo as crianças seriam apenas crianças, onde, seriam respeitadas por todas as pessoas, onde ninguém se esqueceria dos seus direitos.
           Se eu pudesse mudar o Mundo todos os dias seriam de alegria para celebrar a vida. Nesse meu Mundo não haveria orgulho, mas sim honestidade. Não haveria fome, guerras, violência, injustiça, nem desemprego.
Não haveria riqueza, nem pobreza, seriam todos apenas cidadãos, onde viviam
todos com a esperança do próximo dia ser o dia mais Feliz!


Margarida Antunes Alvenéu
4º Ano Escola da Fonte Nova

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O S.Valentim na EB S.João Batista



O marco do correio está repleto de cartas de amor!!!
É mesmo para se dizer "O Amor está no ar"

Descobrir a Ciência

De 17 a 29 de fevereiro a Ema Aldeano e o Ricardo Sá Rato vão levar à nossa biblioteca o projeto "Descobre a Ciência". 
O projeto, pretende realizar atividades experimentais, que promovam a literacia cientifica dos alunos.
Os alunos ao longo da semana vão realizar tarefas experimentais com recurso a materias simples e cientificos.
Potenciar o pensamento científico,compreender e integrar-se no mundo que nos rodeia são componentes que a biblioteca a par com a literatura, pretende desenvolver.
Tenho a certeza que vais gostar!!!


A PB Francisca Russo