domingo, 9 de março de 2014

“SE ÉS TÃO ESPERTO, PORQUE É QUE NÃO SABES ESCREVER “SUSSURRAR”?” | BARBARA ESHAM, MIKE E CARLO GORDON

Da Coleção “Geniozinhos” – “Se és tão esperto, porque é que não sabes escrever “sussurrar”?” (Arte Plural Edições, 2013) – o trabalho conjunto da autoraBarbara Esham e dos ilustradores Mike e Carl Gordon prossegue com os seus retratos das dificuldades das crianças, inseridos em episódios da rotina, da vida de todas as famílias, da realidade de todos nós.
Desmitificando palavrões como “dislexia”, a história da Catarina irá ao encontro de muitos pequenos estudantes que nem imaginariam que não saber ler e escrever algumas palavras pode ser um distúrbio de leitura, escrita e soletração, identificado e passível de ser menorizado. Contudo, o grande trunfo desta coleção está na forma sustentada e pertinente como chega a pais, professores e educadores. Daí ser recomendada pela “Parents’ Choice Foundation” e já ter sido distinguida com o Prémio Escolha dos Pais da “American Library Association Booklist”.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Chegou ao fim a semana "Descobre a Ciência"



A Atividade "Descobre a Ciência" terminou com muita pena de todos os que dela usufruiram.
Vamos publicar mais fotos das turmas e das experiências que realizamos.
A "massa maluca" foi um sucesso não foi ? Gostaram? Toca a experimentar...a ciência é mesmo isso.

Concurso "Leitor Sonhador"


2ª eliminatória
Amanhã,dia 25 de fevereiro na biblioteca da EB S.João Batista,pelas 18h30m.
O Júri será constituido por 3 elementos como se encontra definido no regulamento.
Vice diretor - Professor João Paulo Borrega
Representante do departamento de línguas-Professora Manuela Carrilho
Funcionária da biblioteca-D.Conceição Cordeiro
Boa sorte aos participantes


A PB
M Francisca Russo

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O Rio Mágico

Certo dia eu e o meu pai encontrámos um rio que tinha alguma coisa de especial, pois parecia fazer magia com tudo o que o rodeava. A sua água era cristalina e luminosa, à sua volta havia rosas vermelhas e as suas pétalas brilhavam na luz do sol. Tudo o que havia em seu redor era encantador e mágico. Eu perguntei ao meu pai: - Pai, este rio é mágico? – E o meu pai disse:
- Talvez… há uma lenda que diz, ao meio dia em ponto, quando o sol brilhar com mais intensidade sobre a água do rio, faz com que esta se torne mágica e embeleze tudo o que a rodeia. As rosas tornam-se mais belas e perfumadas, assim como todas as outras plantas e árvores. Até as rochas parecem brilhar. As horas foram passando, passando, até que se tornou meio-dia.
Eu disse para o meu pai: - Pai, aqui está a prova. O rio é mágico! Olha como são lindas estas flores e as rochas brilham mesmo!
            Depois, passado algum tempo, fomos dar um passeio e quando voltámos o rio tinha desaparecido!
 Mais tarde, de repente acordei e vi que tudo isto não tinha passado de um lindo sonho!


Margarida Antunes Alvenéu

4º Ano Escola da Fonte Nova

PEQUENOS ESCRITORES

Como professora bibliotecária  por vezes  desloco-me ás escolas do 1º ciclo,sempre que é necessário algum contacto mais personalizado.
Sou muito bem acolhida.
Numa dessas deslocação e a propósito de livros,de textos escritos...foi-me dado a conhecer de forma quase casual, alguns textos de pequenos grandes escritores.
Fiquei surpreendida com a riqueza de alguns deles,e de certo modo confiante que se todos acreditarmos que o  ponto de partida para democratizar o contacto com a cultura escrita é tornar o ambiente alfabetizador,estimulando a que escrevam sempre, mesmo quando, a escrita parece apenas rabiscos e  garatujas...Ao pegar o lápis e imitar os adultos, as crianças criam um "comportamento escritor". E, ao ter contato com os textos e conhecer a estrutura deles, podem começar a elaborar os seus.É isso que se pretende.
O blogue da biblioteca está e estará sempre disponível para publicar os vossos textos.

Parabéns  Margarida.

Quero apenas dizer-te : Não desistas de escrever,acredita que as tuas palavras e os sentimentos que nelas transmites, farão sempre as delícias de quem as lê.
A PB
Francisca Russo

Se Eu Pudesse Mudar o Mundo…

Se eu pudesse mudar o Mundo.
Ele seria o lugar onde todas as pessoas seriam felizes, não haveria dor ou tristeza, as lágrimas seriam apenas de felicidade.
         Todas as crianças teriam um livro para estudar e um brinquedo ou um amigo com quem brincar, teriam também pão para comer e roupa para poderem vestir.
           No meu Mundo as crianças seriam apenas crianças, onde, seriam respeitadas por todas as pessoas, onde ninguém se esqueceria dos seus direitos.
           Se eu pudesse mudar o Mundo todos os dias seriam de alegria para celebrar a vida. Nesse meu Mundo não haveria orgulho, mas sim honestidade. Não haveria fome, guerras, violência, injustiça, nem desemprego.
Não haveria riqueza, nem pobreza, seriam todos apenas cidadãos, onde viviam
todos com a esperança do próximo dia ser o dia mais Feliz!


Margarida Antunes Alvenéu
4º Ano Escola da Fonte Nova

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014