segunda-feira, 24 de março de 2014










A Semana da Leitura decorreu de 17 a 21 de março em Campo Maior.
Pela 1ª vez a convite "Do Tempo para Dar" instituição de solidariedade social pertencente ao Coração Delta, as bibliotecas foram desafiadas a pensar uma atividade em que se pudessem angariar fundos para esta instituição,sendo que a empresa Delta queria efetuar a venda de livros em 2ª mão pertencentes ao espólio do Sr. Nabeiro.
A ideia foi ganhando forma, associando-se às bibliotecas escolares,a biblioteca municipal ,a Câmara Municipal,o ATL Alice Nabeiro com a sua professora bibliotecària e ainda a técnica que se encontra a tratar o espólio do Sr. Rui Nabeiro.Meteu-se mãos à obra e cada um aportou o seu melhor!
Deste grupo de trabalho, saiu a agenda de atividades que já aqui publiquei.
Atividades que contaram com a participação de todas as crianças do concelho, de escolas de ensino público, e privado.
A poesia,a música,a dança,a leitura,os contadores de histórias,as leituras digitais,as pinturas faciais,a modelagem de balões,a oficina de construção de papagaios de papel,dinamizada pelos séniores do concelho, e até algodão doce...
Foi uma verdadeira festa à leitura e à língua portuguesa.
Vamos apostar em dar continuidade a esta parceria que envolveu o trabalho em rede, fator fundamental para uma racionalização eficiente dos meios. 

FRANCISCA RUSSO EB S.JOÃO BAPTISTA

domingo, 23 de março de 2014

Bullying em Ambiente Escolar

A  Casa da Escrita irá acolher na próxima sexta-feira, dia  21 de Março, o escritor José Carlos Pereira, para apresentação da sua obra “Miguel Sarapintas e o pinto de três patas” -  conto, em prosa e em verso, que aborda a tão atual temática do bullying em ambiente escolar.

quarta-feira, 12 de março de 2014

A semana da leitura que tem como objetivo dinamizar ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes, vai ocorrer de 17 a 21 de março em Campo Maior frente ao hotel Santa Beatriz.
A iniciativa realiza-se em parceria com diferentes entidades do concelho de Campo Maior, centrando-se na relação Leitura - Solidariedade. Conjuga-se a celebração da leitura com a Solidariedade, na necessidade de educar para a preservação de valores de para além do simples fazer o bem, pretende-se que a solidariedade incuta nas nossas crianças e jovens a percepção da igualdade de direitos e do compromisso com todos os indivíduos.
Gostávamos de chegar ao maior número possível de pessoas.Esperamos assim que todos os professores pais e encarregados de educação divulguem a atividade que foi inteiramente concebida em função das crianças e jovens do concelho e indiretamente ajudar também aqueles que precisam.