quarta-feira, 26 de março de 2014

Titulo: “Lola na Quinta”
Autor: IIse Loodts
Ilustrador: IIse Loodts
Reconto: Matilde Beringela

A galinha foi informar que a Lola ia de visita à quinta.
O galo Gabriel queria que a Lola fica-se com ele porque acordava toda a gente.
A cabra dizia que a Lola ia ficar com ela porque, fazia meias quentinhas e camisola de lã.
A vaca dizia que a Lola gostava de leite fresco a acabado de fazer e gostava de pão com manteiga.
O cavalo dizia que a Lola gostava de saltar as vedações o mais alto que conseguia.
O gato dizia que que a Lola gostava de lavar as mãos os pés e de escovar o cabelo. A ovelha queria que a Lola ficasse com ela porque gosta de contar os carneirinhos antes de adormecer. A galinha referiu que a Lola queria sempre comer ao pequeno-almoço ovos mexidos acabado de pôr.
Os animais queriam todos que a Lola ficasse com eles. A Lola não estava em nenhum sítio, nem no redil das cabras, nem no celeiro das vacas. Os animais foram procurar a Lola. Procuraram ao porco Pascoal se sabia da Lola.
O porco disse aos animais que a menina que andava de vestido, era igual a ele, gostava pois gostava de andar na lama, por isso ia ficar com ele.   

Opinião dos colegas sobre o trabalho da Matilde

Alexandre Bicho – Gostei da leitura da Matilde, foi com entoação. O resumo estava de acordo com o texto. A história foi interessante.

Samuel – O reconto estava de acordo com a história, assim como as personagens. A leitura foi fantástica. A Matilde conseguiu recontar o texto. Parabéns.

Joaquim – Gostei da história. A leitura foi boa, leu bem. O reconto da história foi bom.

Vicente – Gostei de história, a parte que gostei mais foi do “porco Pascoal”. A leitura foi inteligente, foi agradável. O reconto da história estava bem feito.

Alexandre Bruno – Gostei da leitura, foi expressiva. O reconto foi maravilhoso.

Francisco – A leitura foi com ritmo e com muita atenção. O reconto foi de acordo com a história.

Rudi – A leitura da Matilde foi com entoação. A personagem que mais gostei foi da cabra Clarisse, que na imagem aparece a tricotar.




terça-feira, 25 de março de 2014

Eu estava na biblioteca e a professora Kicas e disse-me para ler a LOLA NA QUINTA e achei a historia muito divertida e engraçada e eu gostava que as outros meninos também lessem este livro.
Vou recomendar este livro aos meus amigos


Ruben Miguel Carapinha Sousa      Nº25       turma-B 
LOLA NA QUINTA
Autor: Ilse Loodts
Ilustrador: Ilse Loodts


Escolhi este livro porque achei engraçado.
No clube de leitura apresentei o livro aos meus colegas,li a historia para todos. Desafiei cada um deles a ser uma personagem da história, foi muito engraçado andarmos à procura da Lola.
Afinal ela estava com o porco Pascoal,que era o Vicente.
De seguida vou apresentar aos meus colegas o reconto da história que aqui mais tarde irei aqui publicar para vocês conhecerem um pouco mais desta linda história.
Vamos ainda entre todos, fazer a avaliação das nossas leituras e dos nossos recontos.Espero que os meus colegas gostem do meu trabalho.
Matilde Beringela 6ºD

segunda-feira, 24 de março de 2014










A Semana da Leitura decorreu de 17 a 21 de março em Campo Maior.
Pela 1ª vez a convite "Do Tempo para Dar" instituição de solidariedade social pertencente ao Coração Delta, as bibliotecas foram desafiadas a pensar uma atividade em que se pudessem angariar fundos para esta instituição,sendo que a empresa Delta queria efetuar a venda de livros em 2ª mão pertencentes ao espólio do Sr. Nabeiro.
A ideia foi ganhando forma, associando-se às bibliotecas escolares,a biblioteca municipal ,a Câmara Municipal,o ATL Alice Nabeiro com a sua professora bibliotecària e ainda a técnica que se encontra a tratar o espólio do Sr. Rui Nabeiro.Meteu-se mãos à obra e cada um aportou o seu melhor!
Deste grupo de trabalho, saiu a agenda de atividades que já aqui publiquei.
Atividades que contaram com a participação de todas as crianças do concelho, de escolas de ensino público, e privado.
A poesia,a música,a dança,a leitura,os contadores de histórias,as leituras digitais,as pinturas faciais,a modelagem de balões,a oficina de construção de papagaios de papel,dinamizada pelos séniores do concelho, e até algodão doce...
Foi uma verdadeira festa à leitura e à língua portuguesa.
Vamos apostar em dar continuidade a esta parceria que envolveu o trabalho em rede, fator fundamental para uma racionalização eficiente dos meios. 

FRANCISCA RUSSO EB S.JOÃO BAPTISTA

domingo, 23 de março de 2014

Bullying em Ambiente Escolar

A  Casa da Escrita irá acolher na próxima sexta-feira, dia  21 de Março, o escritor José Carlos Pereira, para apresentação da sua obra “Miguel Sarapintas e o pinto de três patas” -  conto, em prosa e em verso, que aborda a tão atual temática do bullying em ambiente escolar.

quarta-feira, 12 de março de 2014

A semana da leitura que tem como objetivo dinamizar ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes, vai ocorrer de 17 a 21 de março em Campo Maior frente ao hotel Santa Beatriz.
A iniciativa realiza-se em parceria com diferentes entidades do concelho de Campo Maior, centrando-se na relação Leitura - Solidariedade. Conjuga-se a celebração da leitura com a Solidariedade, na necessidade de educar para a preservação de valores de para além do simples fazer o bem, pretende-se que a solidariedade incuta nas nossas crianças e jovens a percepção da igualdade de direitos e do compromisso com todos os indivíduos.
Gostávamos de chegar ao maior número possível de pessoas.Esperamos assim que todos os professores pais e encarregados de educação divulguem a atividade que foi inteiramente concebida em função das crianças e jovens do concelho e indiretamente ajudar também aqueles que precisam.