quarta-feira, 7 de maio de 2014

Semana da Leitura


A leitura enriquece a nossa perceção e visão do mundo, fruí-la é um direito de todos aqueles que de certa forma a ela estão ligados por dever ou por afeto. É uma obrigação de todos, assumir a responsabilidade de passar para as crianças o hábito da leitura.
 É nesta perspetiva que, a RBE e o PNL, desafiam todos os anos as bibliotecas, a celebrar a Semana da Leitura.
Tendo por base um convite da associação de solidariedade social Coração Delta, numa tentativa de angariação de fundos para o seu projeto social, as bibliotecas do agrupamento de escolas de Campo Maior, a Biblioteca Municipal, o Centro Educativo Alice Nabeiro, e a técnica superior de bibliotecas da Delta, reuniram-se para dar corpo a um evento que foi inédito.
 Embora exista proximidade geográfica, nunca se tinham conjugado esforços, ideias, e recursos, para trabalhar um projeto deste cariz; a semana da leitura, associada a uma feira do livro solidária, que decorreu de 17 a 21 de março no edifício frente ao hotel Santa Beatriz, envolvendo todas as crianças e jovens do concelho de Campo Maior, quer do ensino público, quer do ensino privado.
Correndo o risco de simplificar, atrevo-me a dizer que, do ponto de vista da promoção da leitura, entendida por mim, como um modo continuado de ações que permitam aproximar o livro dos potenciais leitores, descolarizando a leitura, sem descurar a qualidade literária, o balanço foi bastante positivo.
As bibliotecas do agrupamento de escolas de Campo
Maior, pretendem assim dar continuidade em futuras edições da Semana da Leitura, a este projeto de cooperação entre instituições, quer públicas, quer privadas, tendo em vista a promoção da leitura, com a finalidade de elevar os níveis de literacia e de fomentar as práticas de leitura e de lazer, associando entidades que possam ser uma mais-valia e um contributo na persecução dos seus objetivos.
                                                                                             A professora bibliotecária
                                                                                                          Março 2014
                                                                                                     Francisca Russo


quinta-feira, 3 de abril de 2014

“A Gatinha Perdida”

Reconto: Roberto Gaião

http://www.bibliotecasobral.com.pt/images/imagem5175.jpg

Autor:  Dug Steer
Ilustrador: Jonathan Lambert    
Reconto: Roberto Gaião
A mãe gatinha avisava sempre a Tabita para não se aproximar.
O balde não parou e de repente o cachorrinho viu a Tabita dentro do balde dele e foi ajuda-la.
A corrente acalmou,  mas Tabita já tinha as patas molhadas porque o balde tinha um furo lá em baixo e Tabita decidiu sair do navio.
A gatinha queria ir para casa, apareceram patos para a ajudar a gatinha e empurraram o balde para a margem. A gatinha saiu de dentro do balde, e viu uma garça que a ajudou a. A garça perguntou se ela estava bem. A gatinha ficou triste, porque o balde contínuo pelo rio abaixo e assim não ia ver a mãe.
O cachorro viu a gatinha, e de repente, viram um cisne que ajudou ajudar a gatinha.
A mãe cisne pegou na gatinha com jeito e ajudo-a.
A Tabita ficou muito contente por ver a sua mãe, e ficaram felizes para sempre.

Opinião dos colegas:
Matilde, Alexandre Bicho, Rudi
O Roberto leu muito bem, com atenção, respeitou os sinais de pontuação, leu com entoação 
e com ritmo adequado.
O reconto contém as ideias principais da história.


“OS OVOS MISTERIOSOS”

                                                   

  Reconto: Alexandre Bruno



Autor: Luísa Ducla Soares
Ilustrador: Manuela Bacelar


Era uma vez uma galinha que todos os dias punha ovos e a dona todos os dias lhos tirava.
A galinha decidiu fugir para a mata, quando lá chegou tratou de fazer um ninho, onde pós um ovo.A galinha decidiu ir à procura de comida. Quando ficou com a barriga cheia decidiu voltar para o ninho.
Quando chegou viu muitos ovos e decidiu chocá-los, deitou-se em cima deles.
Quando os ovos começaram a estalar nasceram aves e serpentes. Em último lugar nasceu um pinto.
A galinha decidiu não os abandonar porque não havia outra mãe para os criar.
O crocodilo só gostava de andar dentro da água mas ela não sabia nadar.
A avestruz devorava tudo o que havia.
Mas a galinha gostava muito de todos os animais que tinha chocado e tratava deles.
À serpente coçava as costas, ao papagaio falava com ele, à avestruz carregava-lhe comida, o pintainho esgravatava o chão para a ajudar a procurar comida, o crocodilo lavava-lhe os dentes. Depois apareceu um rapazinho e decidiu assá-lo. O frango, a serpente, o pássaro, o crocodilo e a avestruz ajudaram o frango, assustaram o rapaz e ele fugiu.
A avestruz decidiu levar o frango para casa.
Para festejar, a galinha juntou os filhos e fez-lhes um bolo. No fim os filhos fizeram uma roda e cantaram para a mãe galinha.
Opinião dos colegas:
Matilde- O Alexandre leu bem ,mas muito depressa o  que fez com que algumas palavras não se percebessem.
O reconto está de acordo com a história.
Tiago-Leu muito depressa não respeitou algumas pontuações. O reconto está de acordo com o texto.
Luís Bastos-Leu bem, um bocadinho rápido e por isso comeu palavras.
O reconto está de acordo com o texto e bem organizado.
Rúdi-Leu um bocado rápido. O reconto está bem.
Samuel-gostei da leitura, só que leu de forma acelerada e o reconto estava de acordo com a história. Muitos parabéns.
Opinião da Prof Altina-Leu de forma acelerada, trocou palavras e omitiu outras; o que dificultou a compreensão.
O reconto está bem organizado e contem as principais ideias da história.
  




Porque É Que Os Animais Não Conduzem

Reconto: Francisco Galego             


Era uma vez um senhor que estava doente em casa, viu o gato a brincar com um carrinho de linhas e pensou:
“Porque é que os animais não conduzem?”
A chita é muito rápida. A tartaruga porque é lenta. O pirilampo porque não tem colete. A preguiça porque adormece. A girafa porque é alta. O papagaio porque fala ao telemóvel. O tubarão porque não gosta de usar o cinto. O peru porque bebe. O touro porque detesta o vermelho. A toupeira porque anda de baixo da terra. O polvo porque faz muitas coisas ao mesmo tempo. O caranguejo porque anda para trás. O elefante porque é pesado. O canguru porque não tem cadeira. A cobra porque anda aos ziguezagues. O rato porque esquece-se das coisas. O gorila porque não leva o macaco na bagageira. O dinossauro porque não existe. A avestruz porque enfia a cabeça no chão. A formiga porque caminha na estrada. A ovelha porque tem medo do lobo. A zebra porque morria atropelada. O bicho-da-seda porque é multado.
Os senhores chamam animais aos outros porque os animais não sabem conduzir.
Opinião dos colegas:
Na leitura, o Francisco leu, e melhorou, mas ainda lê de forma silábica, nesta história distraiu-se muito, ria-se e não lia.

O reconto está de acordo com a história, foi bom.Gostamos da história.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Titulo: “Lola na Quinta”
Autor: IIse Loodts
Ilustrador: IIse Loodts
Reconto: Matilde Beringela

A galinha foi informar que a Lola ia de visita à quinta.
O galo Gabriel queria que a Lola fica-se com ele porque acordava toda a gente.
A cabra dizia que a Lola ia ficar com ela porque, fazia meias quentinhas e camisola de lã.
A vaca dizia que a Lola gostava de leite fresco a acabado de fazer e gostava de pão com manteiga.
O cavalo dizia que a Lola gostava de saltar as vedações o mais alto que conseguia.
O gato dizia que que a Lola gostava de lavar as mãos os pés e de escovar o cabelo. A ovelha queria que a Lola ficasse com ela porque gosta de contar os carneirinhos antes de adormecer. A galinha referiu que a Lola queria sempre comer ao pequeno-almoço ovos mexidos acabado de pôr.
Os animais queriam todos que a Lola ficasse com eles. A Lola não estava em nenhum sítio, nem no redil das cabras, nem no celeiro das vacas. Os animais foram procurar a Lola. Procuraram ao porco Pascoal se sabia da Lola.
O porco disse aos animais que a menina que andava de vestido, era igual a ele, gostava pois gostava de andar na lama, por isso ia ficar com ele.   

Opinião dos colegas sobre o trabalho da Matilde

Alexandre Bicho – Gostei da leitura da Matilde, foi com entoação. O resumo estava de acordo com o texto. A história foi interessante.

Samuel – O reconto estava de acordo com a história, assim como as personagens. A leitura foi fantástica. A Matilde conseguiu recontar o texto. Parabéns.

Joaquim – Gostei da história. A leitura foi boa, leu bem. O reconto da história foi bom.

Vicente – Gostei de história, a parte que gostei mais foi do “porco Pascoal”. A leitura foi inteligente, foi agradável. O reconto da história estava bem feito.

Alexandre Bruno – Gostei da leitura, foi expressiva. O reconto foi maravilhoso.

Francisco – A leitura foi com ritmo e com muita atenção. O reconto foi de acordo com a história.

Rudi – A leitura da Matilde foi com entoação. A personagem que mais gostei foi da cabra Clarisse, que na imagem aparece a tricotar.




terça-feira, 25 de março de 2014

Eu estava na biblioteca e a professora Kicas e disse-me para ler a LOLA NA QUINTA e achei a historia muito divertida e engraçada e eu gostava que as outros meninos também lessem este livro.
Vou recomendar este livro aos meus amigos


Ruben Miguel Carapinha Sousa      Nº25       turma-B 
LOLA NA QUINTA
Autor: Ilse Loodts
Ilustrador: Ilse Loodts


Escolhi este livro porque achei engraçado.
No clube de leitura apresentei o livro aos meus colegas,li a historia para todos. Desafiei cada um deles a ser uma personagem da história, foi muito engraçado andarmos à procura da Lola.
Afinal ela estava com o porco Pascoal,que era o Vicente.
De seguida vou apresentar aos meus colegas o reconto da história que aqui mais tarde irei aqui publicar para vocês conhecerem um pouco mais desta linda história.
Vamos ainda entre todos, fazer a avaliação das nossas leituras e dos nossos recontos.Espero que os meus colegas gostem do meu trabalho.
Matilde Beringela 6ºD