segunda-feira, 16 de junho de 2014

O Coelhinho Branco

O Coelhinho Branco

O grupo de alunos de educação especial da EB S. João Baptista desenvolveu ao longo do ano letivo um clube de leitura. Este projeto de trabalho resultou da parceria entre a professora de educação especial professora Altina, e a professora bibliotecária Francisca Russo.
Ao longo do ano letivo que agora terminou, os alunos desenvolveram atividades de leitura e escrita envolvendo diversos suportes. Na sequência da atividade desenvolvida os alunos trabalharam a história do Coelhinho Branco do António Torrado. Criaram e adaptaram as personagens que eles próprios executaram. Elaboraram os diálogos e decidiram que estavam prontos para apresentar o seu teatro de sombras.
Convidámos os alunos e as professoras do 1º e 2º ano que se quisessem disponibilizar para assistir à apresentação do teatro de sombras.
Chegou assim o grande dia, e os alunos cheios de emoção, deliciaram as diferentes turmas do 1º e 2º ano com o seu teatrinho de sombras.
Foi um longo percurso mas conseguimos chegar a bom porto. Gravámos o teatro em vídeo, para que a professora Altina o posso traduzir para linguagem gestual.
Em breve estará disponível virtualmente. Esperamos que apreciem!


quarta-feira, 11 de junho de 2014

Estamos todos entusiasmados



Os nossos professores de educação física organizaram uma corrida da Milha de apoio à nossa seleção.
Nós vamos participar.
Na 4ª feira vamos todos partir do jardim municipal até à sede do agrupamentoonde para cantarmos o hino nacional e hastear a bandeira de Portugal.
Pois, que a vida não são só leituras,este ano letivo trabalhámos muito, até pusemos em cena uma pequena peça de teatro,  já falaremos dela mais tarde, agora vamos ao desporto.
 Nós defendemos  "uma mente sã, num corpo são". Não acham?
Bora lá.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Semana da Leitura


A leitura enriquece a nossa perceção e visão do mundo, fruí-la é um direito de todos aqueles que de certa forma a ela estão ligados por dever ou por afeto. É uma obrigação de todos, assumir a responsabilidade de passar para as crianças o hábito da leitura.
 É nesta perspetiva que, a RBE e o PNL, desafiam todos os anos as bibliotecas, a celebrar a Semana da Leitura.
Tendo por base um convite da associação de solidariedade social Coração Delta, numa tentativa de angariação de fundos para o seu projeto social, as bibliotecas do agrupamento de escolas de Campo Maior, a Biblioteca Municipal, o Centro Educativo Alice Nabeiro, e a técnica superior de bibliotecas da Delta, reuniram-se para dar corpo a um evento que foi inédito.
 Embora exista proximidade geográfica, nunca se tinham conjugado esforços, ideias, e recursos, para trabalhar um projeto deste cariz; a semana da leitura, associada a uma feira do livro solidária, que decorreu de 17 a 21 de março no edifício frente ao hotel Santa Beatriz, envolvendo todas as crianças e jovens do concelho de Campo Maior, quer do ensino público, quer do ensino privado.
Correndo o risco de simplificar, atrevo-me a dizer que, do ponto de vista da promoção da leitura, entendida por mim, como um modo continuado de ações que permitam aproximar o livro dos potenciais leitores, descolarizando a leitura, sem descurar a qualidade literária, o balanço foi bastante positivo.
As bibliotecas do agrupamento de escolas de Campo
Maior, pretendem assim dar continuidade em futuras edições da Semana da Leitura, a este projeto de cooperação entre instituições, quer públicas, quer privadas, tendo em vista a promoção da leitura, com a finalidade de elevar os níveis de literacia e de fomentar as práticas de leitura e de lazer, associando entidades que possam ser uma mais-valia e um contributo na persecução dos seus objetivos.
                                                                                             A professora bibliotecária
                                                                                                          Março 2014
                                                                                                     Francisca Russo


quinta-feira, 3 de abril de 2014

“A Gatinha Perdida”

Reconto: Roberto Gaião

http://www.bibliotecasobral.com.pt/images/imagem5175.jpg

Autor:  Dug Steer
Ilustrador: Jonathan Lambert    
Reconto: Roberto Gaião
A mãe gatinha avisava sempre a Tabita para não se aproximar.
O balde não parou e de repente o cachorrinho viu a Tabita dentro do balde dele e foi ajuda-la.
A corrente acalmou,  mas Tabita já tinha as patas molhadas porque o balde tinha um furo lá em baixo e Tabita decidiu sair do navio.
A gatinha queria ir para casa, apareceram patos para a ajudar a gatinha e empurraram o balde para a margem. A gatinha saiu de dentro do balde, e viu uma garça que a ajudou a. A garça perguntou se ela estava bem. A gatinha ficou triste, porque o balde contínuo pelo rio abaixo e assim não ia ver a mãe.
O cachorro viu a gatinha, e de repente, viram um cisne que ajudou ajudar a gatinha.
A mãe cisne pegou na gatinha com jeito e ajudo-a.
A Tabita ficou muito contente por ver a sua mãe, e ficaram felizes para sempre.

Opinião dos colegas:
Matilde, Alexandre Bicho, Rudi
O Roberto leu muito bem, com atenção, respeitou os sinais de pontuação, leu com entoação 
e com ritmo adequado.
O reconto contém as ideias principais da história.


“OS OVOS MISTERIOSOS”

                                                   

  Reconto: Alexandre Bruno



Autor: Luísa Ducla Soares
Ilustrador: Manuela Bacelar


Era uma vez uma galinha que todos os dias punha ovos e a dona todos os dias lhos tirava.
A galinha decidiu fugir para a mata, quando lá chegou tratou de fazer um ninho, onde pós um ovo.A galinha decidiu ir à procura de comida. Quando ficou com a barriga cheia decidiu voltar para o ninho.
Quando chegou viu muitos ovos e decidiu chocá-los, deitou-se em cima deles.
Quando os ovos começaram a estalar nasceram aves e serpentes. Em último lugar nasceu um pinto.
A galinha decidiu não os abandonar porque não havia outra mãe para os criar.
O crocodilo só gostava de andar dentro da água mas ela não sabia nadar.
A avestruz devorava tudo o que havia.
Mas a galinha gostava muito de todos os animais que tinha chocado e tratava deles.
À serpente coçava as costas, ao papagaio falava com ele, à avestruz carregava-lhe comida, o pintainho esgravatava o chão para a ajudar a procurar comida, o crocodilo lavava-lhe os dentes. Depois apareceu um rapazinho e decidiu assá-lo. O frango, a serpente, o pássaro, o crocodilo e a avestruz ajudaram o frango, assustaram o rapaz e ele fugiu.
A avestruz decidiu levar o frango para casa.
Para festejar, a galinha juntou os filhos e fez-lhes um bolo. No fim os filhos fizeram uma roda e cantaram para a mãe galinha.
Opinião dos colegas:
Matilde- O Alexandre leu bem ,mas muito depressa o  que fez com que algumas palavras não se percebessem.
O reconto está de acordo com a história.
Tiago-Leu muito depressa não respeitou algumas pontuações. O reconto está de acordo com o texto.
Luís Bastos-Leu bem, um bocadinho rápido e por isso comeu palavras.
O reconto está de acordo com o texto e bem organizado.
Rúdi-Leu um bocado rápido. O reconto está bem.
Samuel-gostei da leitura, só que leu de forma acelerada e o reconto estava de acordo com a história. Muitos parabéns.
Opinião da Prof Altina-Leu de forma acelerada, trocou palavras e omitiu outras; o que dificultou a compreensão.
O reconto está bem organizado e contem as principais ideias da história.
  




Porque É Que Os Animais Não Conduzem

Reconto: Francisco Galego             


Era uma vez um senhor que estava doente em casa, viu o gato a brincar com um carrinho de linhas e pensou:
“Porque é que os animais não conduzem?”
A chita é muito rápida. A tartaruga porque é lenta. O pirilampo porque não tem colete. A preguiça porque adormece. A girafa porque é alta. O papagaio porque fala ao telemóvel. O tubarão porque não gosta de usar o cinto. O peru porque bebe. O touro porque detesta o vermelho. A toupeira porque anda de baixo da terra. O polvo porque faz muitas coisas ao mesmo tempo. O caranguejo porque anda para trás. O elefante porque é pesado. O canguru porque não tem cadeira. A cobra porque anda aos ziguezagues. O rato porque esquece-se das coisas. O gorila porque não leva o macaco na bagageira. O dinossauro porque não existe. A avestruz porque enfia a cabeça no chão. A formiga porque caminha na estrada. A ovelha porque tem medo do lobo. A zebra porque morria atropelada. O bicho-da-seda porque é multado.
Os senhores chamam animais aos outros porque os animais não sabem conduzir.
Opinião dos colegas:
Na leitura, o Francisco leu, e melhorou, mas ainda lê de forma silábica, nesta história distraiu-se muito, ria-se e não lia.

O reconto está de acordo com a história, foi bom.Gostamos da história.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Titulo: “Lola na Quinta”
Autor: IIse Loodts
Ilustrador: IIse Loodts
Reconto: Matilde Beringela

A galinha foi informar que a Lola ia de visita à quinta.
O galo Gabriel queria que a Lola fica-se com ele porque acordava toda a gente.
A cabra dizia que a Lola ia ficar com ela porque, fazia meias quentinhas e camisola de lã.
A vaca dizia que a Lola gostava de leite fresco a acabado de fazer e gostava de pão com manteiga.
O cavalo dizia que a Lola gostava de saltar as vedações o mais alto que conseguia.
O gato dizia que que a Lola gostava de lavar as mãos os pés e de escovar o cabelo. A ovelha queria que a Lola ficasse com ela porque gosta de contar os carneirinhos antes de adormecer. A galinha referiu que a Lola queria sempre comer ao pequeno-almoço ovos mexidos acabado de pôr.
Os animais queriam todos que a Lola ficasse com eles. A Lola não estava em nenhum sítio, nem no redil das cabras, nem no celeiro das vacas. Os animais foram procurar a Lola. Procuraram ao porco Pascoal se sabia da Lola.
O porco disse aos animais que a menina que andava de vestido, era igual a ele, gostava pois gostava de andar na lama, por isso ia ficar com ele.   

Opinião dos colegas sobre o trabalho da Matilde

Alexandre Bicho – Gostei da leitura da Matilde, foi com entoação. O resumo estava de acordo com o texto. A história foi interessante.

Samuel – O reconto estava de acordo com a história, assim como as personagens. A leitura foi fantástica. A Matilde conseguiu recontar o texto. Parabéns.

Joaquim – Gostei da história. A leitura foi boa, leu bem. O reconto da história foi bom.

Vicente – Gostei de história, a parte que gostei mais foi do “porco Pascoal”. A leitura foi inteligente, foi agradável. O reconto da história estava bem feito.

Alexandre Bruno – Gostei da leitura, foi expressiva. O reconto foi maravilhoso.

Francisco – A leitura foi com ritmo e com muita atenção. O reconto foi de acordo com a história.

Rudi – A leitura da Matilde foi com entoação. A personagem que mais gostei foi da cabra Clarisse, que na imagem aparece a tricotar.