segunda-feira, 8 de setembro de 2014
domingo, 7 de setembro de 2014
sábado, 21 de junho de 2014
Vamos escrever uma história...
Era uma vez
duas crianças, a Clarisse e o João (eram irmãos gémeos), eles viviam numa
quinta nos arredores da cidade de Portalegre com os seus pais. A casa onde
viviam era grande, datava dos anos cinquenta do século XX, com muitas divisões,
o seu interior era lindo e bem decorado. No exterior a casa era branca com
muitas janelas verdes, algumas com grades de ferro forjado e varandas em seu
redor. As coloridas trepadeiras que envolviam as paredes da casa davam um
cheiro agradável e um ar harmonioso a todo o ambiente envolvente. Na quinta
havia muitos animais e plantações variadas, pois os pais da Clarisse e do João
eram agricultores. A Clarisse e o João eram crianças alegres e gostavam de
viver ali. Era mesmo agradável viver naquela quinta!
Numa linda
tarde de primavera em que, em Portalegre, o sol brilhava e se respirava ar puro, a Clarisse e o João foram passear à
cidade, acompanhados pela sua mãe. Quando passeavam descontraidamente e
desejando de encontrarem algum amigo, cruzaram-se com as tias Lúcia e Sara que
há muito tempo não viam.
- Olá meus
amores, como estão grandes! Há tanto tempo que não os víamos!
As crianças
mostraram-se um pouco aborrecidas, pois sempre que as encontravam faziam os
mesmos comentários…
- É verdade! –
disse a mãe, tentando disfarçar o mau humor das crianças.
A conversa
prolongou-se e entretanto as crianças lembraram-se que, a última vez que
estiveram com as tias fizeram o que quiseram, elas fizeram-lhes todas as
vontades, o que nem sempre acontecia com a mãe… Então, resolveram falar da
exposição sobre dinossauros que estava no convento de S. Bernardo e que a mãe
tinha dito que não tinha tempo de ir lá com eles. Então, logo as tias lhes
perguntaram:
- Querem ir
ver a exposição?
- Queremos! –
responderam as duas crianças muito entusiasmadas.
_Oh, mãe,
deixa-nos ir com as tias! – gritaram as duas crianças, ao mesmo tempo.
A mãe começou
por dizer que se fazia tarde para depois regressarem a casa, pois ainda tinha
algumas tarefas a realizar na quinta. Mas, depois de alguma insistência por
parte das tias, acabou por os deixar ficar com elas e lá foram à exposição que
tanto ambicionavam.
As duas
crianças, acompanhadas pelas tias, dirigiram-se ao local da exposição muito
divertidas, felizes e ansiosas por ficarem a saber mais sobre aqueles gigantes
animais que habitaram outrora a terra e que, entretanto foram extintos.
-Porque é que
vocês estão tão entusiasmados com esta exposição? – perguntou a tia Sara.
- Os
dinossauros habitaram a terra, através do seu estudo ficamos certamente a
conhecer melhor o nosso planeta, a saber porque é que eles desapareceram e,
talvez possamos aprender a lidar melhor com o nosso ambiente – explicou o João.
Mal as duas
crianças entraram na exposição ficaram deslumbradas com os modelos
representativos dos vários dinossauros. Então, com muita atenção observaram os
modelos, leram as explicações que acompanhavam cada um. O ambiente da exposição
era formidável, até os sons que cada modelo reproduzia era extraordinário,
autêntico. As tias que inicialmente não estavam muito interessadas pela
exposição, sentiram-se integradas e adoraram tudo o que viram e observaram.
- Olha, como
era grande este dinossauro! – disse o João.
- Olha, aquele
ainda era maior. – acrescentou a Clarisse.
As duas
crianças maravilharam-se com o que observaram e leram com muita atenção a
informação disponível ao longo da exposição e ainda fizeram perguntas, sempre
que tiveram dúvidas.
- Realmente
valeu a pena virmos! O que nós aprendemos! Devemos ter mais cuidado com o
ambiente que nos rodeia, para que não aconteça a outras espécies atuais, o que
aconteceu com os dinossauros! Que bom termo-nos encontrado!_ comentou a tia
Lúcia, quando estavam a sair.
- Adorei!
Obrigado, minhas tias, por nos terem trazido! – disse a Clarisse.
- Eu também
adorei… – acrescentou o João.
Já no exterior
do bonito convento de S. Bernardo, as duas crianças que vinham radiantes
encontraram o amigo Rui.
- Rui, vais
ver a exposição dos dinossauros? - perguntou o João.
- Vou! Então
vocês já foram? – respondeu o Rui que ia pela mão do avô.
A Clarisse e o
João conversaram um pouco com o amigo e entusiasmaram-no muito a visitar a
exposição com atenção para depois trocarem impressões sobre o assunto.
As duas
crianças regressaram a casa muito felizes, pois tinha passado um tarde inesquecível.
Assim que chegaram a casa, muito entusiasmados, contaram aos pais o que tinham
visto. As tias que os acompanharam até a casa, alugaram um táxi, estavam também
felizes por terem contribuído para a felicidade das duas crianças. A mãe, como
tinha chegado mais cedo a casa, tinha preparado uma agradável surpresa, um
jantar para toda a família. Estavam todos muito felizes.
Texto coletivo da turma 6ºA
Língua portuguesa-professora Manuela Carrilho
segunda-feira, 16 de junho de 2014
Torneio de xadrez na biblioteca
Realizou-se na biblioteca um torneio de xadrez em colaboração com o departamento de ciências e matemática dinamizado pelo professor João Luis Reis.
O Coelhinho Branco
O Coelhinho Branco
O grupo de alunos de
educação especial da EB S. João Baptista desenvolveu ao longo do ano letivo um
clube de leitura. Este projeto de trabalho resultou da parceria entre a professora
de educação especial professora Altina, e a professora bibliotecária Francisca
Russo.
Ao longo do ano letivo
que agora terminou, os alunos desenvolveram atividades de leitura e escrita
envolvendo diversos suportes. Na sequência da atividade desenvolvida os alunos
trabalharam a história do Coelhinho Branco do António Torrado. Criaram e
adaptaram as personagens que eles próprios executaram. Elaboraram os diálogos e
decidiram que estavam prontos para apresentar o seu teatro de sombras.
Convidámos os alunos e
as professoras do 1º e 2º ano que se quisessem disponibilizar para assistir à
apresentação do teatro de sombras.
Chegou assim o grande
dia, e os alunos cheios de emoção, deliciaram as diferentes turmas do 1º e 2º
ano com o seu teatrinho de sombras.
Foi um longo percurso
mas conseguimos chegar a bom porto. Gravámos o teatro em vídeo, para que a
professora Altina o posso traduzir para linguagem gestual.
Em breve estará
disponível virtualmente. Esperamos que apreciem!
quarta-feira, 11 de junho de 2014
Estamos todos entusiasmados
Os nossos professores de educação física organizaram uma corrida da Milha de apoio à nossa seleção.
Nós vamos participar.
Na 4ª feira vamos todos partir do jardim municipal até à sede do agrupamentoonde para cantarmos o hino nacional e hastear a bandeira de Portugal.
Pois, que a vida não são só leituras,este ano letivo trabalhámos muito, até pusemos em cena uma pequena peça de teatro, já falaremos dela mais tarde, agora vamos ao desporto.
Nós defendemos "uma mente sã, num corpo são". Não acham?
Bora lá.
quarta-feira, 7 de maio de 2014
Semana da Leitura
A
leitura enriquece a nossa perceção e visão do mundo, fruí-la é um direito de
todos aqueles que de certa forma a ela estão ligados por dever ou por afeto. É
uma obrigação de todos, assumir a responsabilidade de passar para as crianças o
hábito da leitura.
É nesta perspetiva que, a RBE e o PNL,
desafiam todos os anos as bibliotecas, a celebrar a Semana da Leitura.
Tendo
por base um convite da associação de solidariedade social Coração Delta, numa
tentativa de angariação de fundos para o seu projeto social, as bibliotecas do
agrupamento de escolas de Campo Maior, a Biblioteca Municipal, o Centro
Educativo Alice Nabeiro, e a técnica superior de bibliotecas da Delta,
reuniram-se para dar corpo a um evento que foi inédito.
Embora exista proximidade
geográfica, nunca se tinham conjugado esforços, ideias, e recursos, para
trabalhar um projeto deste cariz; a semana da leitura, associada a uma feira do
livro solidária, que decorreu de 17 a 21 de março no edifício frente ao hotel
Santa Beatriz, envolvendo todas as crianças e jovens do concelho de Campo Maior,
quer do ensino público, quer do ensino privado.
Correndo
o risco de simplificar, atrevo-me a dizer que, do ponto de vista da promoção da
leitura, entendida por mim, como um modo continuado de ações que permitam
aproximar o livro dos potenciais leitores, descolarizando a leitura, sem descurar
a qualidade literária, o balanço foi bastante positivo.
As
bibliotecas do agrupamento de escolas de Campo
Maior, pretendem assim dar
continuidade em futuras edições da Semana da Leitura, a este projeto de
cooperação entre instituições, quer públicas, quer privadas, tendo em vista a promoção
da leitura, com a finalidade de elevar os níveis de literacia e de fomentar as
práticas de leitura e de lazer, associando entidades que possam ser uma mais-valia
e um contributo na persecução dos seus objetivos.
A professora bibliotecária
Março
2014
Francisca Russo
Subscrever:
Mensagens (Atom)




