quarta-feira, 7 de janeiro de 2015


A 2ª etapa está ai!
Vamos arrancar em força com as nossas leituras.
Bom regresso à escola neste 2ºperíodo

Reportagem apresentada no telejornal da SIC à hora de almoço


O País das Gravatas



O capitão Janeiro esteve na biblioteca da EB S.João Baptista a apresentar o seu livro "O Pais das Gravatas".
Gostámos da história e de ter participado nesta atividade.
A SIC esteve lá, e gravou a atividade que vai ser noticiada na televisão
O capitão Janeiro na apresentação do seu livro fez uma abordagem à cidadania e aos valores no âmbito da sua função como agente da autoridade.
A professora bibliotecária Francisca Russo, foi entrevistada e pode dar a sua opinião sobre este tipo de atividades na escola.


Visita do colégio de Santa Marta de Badajoz



Em novembro tivemos na  biblioteca a visita do colégio Santa Marta de Badajoz que nós brindou com poesias e com a lenda de S.Martinho, em português.
Foi um dia dedicado à interculturalidade.
Fantástico.
Recebemos todos uma prendinha de "nuestros hermanos".
Esperamos que voltem.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Sonda Rosetta 'despertou' hoje para encontrar cometa

A sonda Rosetta, projeto da ESA (Agência Espacial Europeia) para estudar o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, acordou hoje de um longo período de hibernação e, a cerca de 673 milhões de quilómetros do Sol, as antenas começarão a emitir sinais para a Terra.

Toda a reportagem em:
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3641153

sábado, 11 de outubro de 2014

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar.Em todo o mundo,este período é aproveitado paar reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.
Vamos ter um mês recheado de atividades.
Apresentação do livro Tempos Medievais
Concurso de marcadores em articulação com a diciplina de inglês
Painel com opiniões sobre a biblioteca
Torneio de xadez
Lastro de leitura
Workshop de origami
Concurso "Leituras da Sorte" e muitas outras atividades.
Vêm à biblioteca e ficarás surpreendido(a)!!!!!Vamos criar um mapa de ideias!
A PB
Francisca Russo

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Tempos Medievais D.Afonso Henriques

No dia 8 de outubro vamos receber o historiador Rui Sena para nós falar do livro de banda desenhada
da sua autoria Tempos Medievais D.Afonso Henriques.
 O mesmo, vai ser oferecido pelo comendador Rui Nabeiro aos alunos do 1º e 2º ciclo do Agrupamento de escolas de Campo Maior.
Numa parceria conjunta, entre a Delta as bibliotecas escolares do agrupamento,o grupo de teatro entre palcos, e o CEAN, irão ser apresentada no centro cultural de Campo Maior duas pequenas peças de  teatro sobre a temática da obra.
A seguir teremos uma breve conversa com o autor.
Quando for oportuno, vamos  publicar mais informação e mostar algumas imagens do evento.Até lá.


domingo, 5 de outubro de 2014

PROBLEMA DE XADREZ
As brancas jogam e ganham em 2 lances 


Vem à Biblioteca jogar xadrez, inscreve-te

domingo, 28 de setembro de 2014

 Queridos leitores
A Biblioteca lança-vos um desafio.   



LEITURAS DA SORTE

Sorteio:
A “Leitura da sorte” é um concurso mensal, que se realiza na Biblioteca na presença da Professora bibliotecária e da funcionária da biblioteca, assim como dos alunos que queiram estar presentes
Participação:
Podem participar todos os alunos da escola que requisitem livros na biblioteca.
Mensalmente proceder-se-á a recolha das fichas de leitura que se encontram no baú das leituras.
Das fichas existentes far-se-á um sorteio.
Quantas mais fichas e livros requisitares, mais hipóteses tens de ganhar !!!
Prémios:
Em cada sorteio mensal é atribuído um prémio.

Os prémios serão atribuídos em espécie, neste caso será entregue um chocolate.



segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A Maior Flor do Mundo




Quando li esta história
fiquei entusiasmada
Pensava que era de fantasia
mas estava muito enganada.

ofereço esta quadra à biblioteca
Iolanda Gaião

É bom acreditar.

É com enorme satisfação que após quinze dias do ínicio do ano escolar vejo diáriamente os alunos do 5ºano deslocarem-se à biblioteca .
A procura de livros tem sido uma constante, o que muito nos apraz.
As nossas sugestões têm sido bem recebidas.
Aconselhámos a aluna Iolanda Gaião a ler Saramago.
Ora vejam lá o que ela nos escreve sobre o livro...Acreditamos que a Iolanda vai ser uma leitora  fiel.
E venham mais ...


A PB
Francisca Russo

quinta-feira, 18 de setembro de 2014






A Ana quer

A Ana quer
nunca ter saído
da barriga da mãe.
Cá fora está-se bem,
mas na barriga também
era divertido.

O coração ali à mão,
os pulmões ali ao pé,
ver como a mãe é
do lado que não se vê.

O que a Ana mais quer ser
quando for grande e crescer
é ser outra vez pequena:
não ter nada que fazer
senão ser pequena e crescer
e de vez em quando nascer

e volta a desnascer.

O Pássaro da Cabeça 
e mais versos para crianças
de Manuel António Pina,ilustrações Ilda David
Última edição:2014
ISBN: 978-972-37-1658-0

                                                                                        
                                                                                                                                     

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Regresso às aulas.

A biblioteca escolar deseja a todos os seus utilizadores um ano repleto de muitas e boas leituras.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

E a história continua assim...

Passados algum tempo, nasceu um canavial onde o barbeiro tinha feito a cova. Os pastores, quando ali passavam com os seus rebanhos, cortavam canas para fazer gaitas, mas quando tocavam nelas ouviam umas vozes que diziam: «Príncipe com orelhas de burro.»
Começou a espalhar-se esta notícia pela cidade e o rei mandou vir à sua presença um dos pastores para que tocasse na gaita; e saíam sempre as mesmas vozes que diziam: «Príncipe com orelhas de burro.» O próprio rei também tocou e sempre ouvia as vozes. Então o rei mandou chamar as fadas e pediu-lhes que tirassem as orelhas de burro ao príncipe.
 Então elas mandaram reunir a corte toda e ordenaram ao príncipe que tirasse o barrete; mas qual não foi o contentamento do rei, da rainha e do príncipe ao ver que já lá não estavam as tais orelhas de burro! Desde esse dia as gaitas que os pastores faziam das canas do tal canavial deixaram de dizer: «Príncipe com orelhas de burro.»

Título: Contos Populares Portugueses
Autor: Adolfo Coelho
Edição: Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro
Adaptação e paginação: Carlos Pinheiro
1.ª edição: outubro de 2013

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O Príncipe Com Orelhas de Burro



O Príncipe com Orelhas de Burro

  Era uma vez um rei que vivia muito triste por não ter filhos e mandou chamar três fadas para que fizessem com que a rainha lhe desse um filho. As fadas prometeram-lhe que os seus desejos seriam satisfeitos e que elas viriam assistir ao nascimento do príncipe. Ao fim de nove meses deu a rainha à luz um filho e as três fadas fadaram o menino. A primeira fada disse :«Eu te fado para que sejas o príncipe mais formoso do mundo.» A segunda fada disse: «Eu te fado para que sejas muito virtuoso e entendido.» A terceira fada disse: «Eu te fado para que te nasçam umas orelhas de burro.»

  Foram-se as três fadas e logo apareceram ao príncipe as orelhas de burro. O rei mandou sem demora fazer um barrete que o príncipe devia usar para lhe cobrir as orelhas. Crescia o príncipe em formosura e ninguém na corte sabia que ele tinha as tais orelhas de burro. Chegou a idade em que ele tinha de fazer a barba, e então o rei mandou chamar o seu barbeiro e disse-lhe: «Farás a barba ao príncipe,mas se disseres a alguém que ele tem orelhas de burro, morrerás.»

  Andava o barbeiro com grandes desejos de contar o que vira, mas com receio de que o rei o mandasse matar, calava consigo. Um dia foi-se confessar e disse ao padre: «Eu tenho um segredo que me mandaram guardar, mas eu se não o digo a alguém morro, e se o digo o rei manda-me matar; diga, padre, o que hei de fazer.» Responde-lhe o padre que fosse a um vale, que fizesse uma cova na terra e que dissesse o segredo tantas vezes até ficar aliviado desse peso e que depois tapasse a cova com terra. O barbeiro assim fez; e, depois de ter tapado a cova, voltou para casa muito cansado...


Amanhã continuamos a história...