sábado, 21 de junho de 2014

Vamos escrever uma história...

                                             
Era uma vez duas crianças, a Clarisse e o João (eram irmãos gémeos), eles viviam numa quinta nos arredores da cidade de Portalegre com os seus pais. A casa onde viviam era grande, datava dos anos cinquenta do século XX, com muitas divisões, o seu interior era lindo e bem decorado. No exterior a casa era branca com muitas janelas verdes, algumas com grades de ferro forjado e varandas em seu redor. As coloridas trepadeiras que envolviam as paredes da casa davam um cheiro agradável e um ar harmonioso a todo o ambiente envolvente. Na quinta havia muitos animais e plantações variadas, pois os pais da Clarisse e do João eram agricultores. A Clarisse e o João eram crianças alegres e gostavam de viver ali. Era mesmo agradável viver naquela quinta!
Numa linda tarde de primavera em que, em Portalegre, o sol brilhava e se respirava  ar puro, a Clarisse e o João foram passear à cidade, acompanhados pela sua mãe. Quando passeavam descontraidamente e desejando de encontrarem algum amigo, cruzaram-se com as tias Lúcia e Sara que há muito tempo não viam.
- Olá meus amores, como estão grandes! Há tanto tempo que não os víamos!
As crianças mostraram-se um pouco aborrecidas, pois sempre que as encontravam faziam os mesmos comentários…
- É verdade! – disse a mãe, tentando disfarçar o mau humor das crianças.
A conversa prolongou-se e entretanto as crianças lembraram-se que, a última vez que estiveram com as tias fizeram o que quiseram, elas fizeram-lhes todas as vontades, o que nem sempre acontecia com a mãe… Então, resolveram falar da exposição sobre dinossauros que estava no convento de S. Bernardo e que a mãe tinha dito que não tinha tempo de ir lá com eles. Então, logo as tias lhes perguntaram:
- Querem ir ver a exposição?
- Queremos! – responderam as duas crianças muito entusiasmadas.
_Oh, mãe, deixa-nos ir com as tias! – gritaram as duas crianças, ao mesmo tempo.
A mãe começou por dizer que se fazia tarde para depois regressarem a casa, pois ainda tinha algumas tarefas a realizar na quinta. Mas, depois de alguma insistência por parte das tias, acabou por os deixar ficar com elas e lá foram à exposição que tanto ambicionavam.
As duas crianças, acompanhadas pelas tias, dirigiram-se ao local da exposição muito divertidas, felizes e ansiosas por ficarem a saber mais sobre aqueles gigantes animais que habitaram outrora a terra e que, entretanto foram extintos.
-Porque é que vocês estão tão entusiasmados com esta exposição? – perguntou a tia Sara.
- Os dinossauros habitaram a terra, através do seu estudo ficamos certamente a conhecer melhor o nosso planeta, a saber porque é que eles desapareceram e, talvez possamos aprender a lidar melhor com o nosso ambiente – explicou o João.
Mal as duas crianças entraram na exposição ficaram deslumbradas com os modelos representativos dos vários dinossauros. Então, com muita atenção observaram os modelos, leram as explicações que acompanhavam cada um. O ambiente da exposição era formidável, até os sons que cada modelo reproduzia era extraordinário, autêntico. As tias que inicialmente não estavam muito interessadas pela exposição, sentiram-se integradas e adoraram tudo o que viram e observaram.
- Olha, como era grande este dinossauro! – disse o João.
- Olha, aquele ainda era maior. – acrescentou a Clarisse.
As duas crianças maravilharam-se com o que observaram e leram com muita atenção a informação disponível ao longo da exposição e ainda fizeram perguntas, sempre que tiveram dúvidas.
- Realmente valeu a pena virmos! O que nós aprendemos! Devemos ter mais cuidado com o ambiente que nos rodeia, para que não aconteça a outras espécies atuais, o que aconteceu com os dinossauros! Que bom termo-nos encontrado!_ comentou a tia Lúcia, quando estavam a sair.
- Adorei! Obrigado, minhas tias, por nos terem trazido! – disse a Clarisse.
- Eu também adorei… – acrescentou o João.  
Já no exterior do bonito convento de S. Bernardo, as duas crianças que vinham radiantes encontraram o amigo Rui.
- Rui, vais ver a exposição dos dinossauros? - perguntou o João.
- Vou! Então vocês já foram? – respondeu o Rui que ia pela mão do avô.
A Clarisse e o João conversaram um pouco com o amigo e entusiasmaram-no muito a visitar a exposição com atenção para depois trocarem impressões sobre o assunto.
As duas crianças regressaram a casa muito felizes, pois tinha passado um tarde inesquecível. Assim que chegaram a casa, muito entusiasmados, contaram aos pais o que tinham visto. As tias que os acompanharam até a casa, alugaram um táxi, estavam também felizes por terem contribuído para a felicidade das duas crianças. A mãe, como tinha chegado mais cedo a casa, tinha preparado uma agradável surpresa, um jantar para toda a família. Estavam todos muito felizes.  

Texto coletivo da turma 6ºA 
 Língua portuguesa-professora Manuela Carrilho
  
  

       

Sem comentários:

Enviar um comentário